sábado, 7 de fevereiro de 2015

A substância que salva, irmãos!

Uns creem em Deus, outros no Diabo. Há até quem espero do capitalismo a redenção de nossas pobres almas. Eu acredito em substâncias. Analiso a tabela nutricional no rótulo dum chocolate com a seriedade dum exegeta, procuro verdades obscuras por trás da quantidade de calorias ou carboidratos dum suco de laranja como um rabino cabalista. Sei que, pela interpretação correta daqueles míseros gramas de fibras, sódio e fósforo, pode-se vislumbrar a verdadeira face de Deus.

Ou do Diabo. Se, na boca do povo, o demônio atende por nomes como Tinhoso, Cujo e Cão, nas tabelas nutricionais esconde-se sob a alcunha de gorduras saturadas, fenilalanina, colesterol, sódio e, duns tempos pra cá, gorduras trans. (Não se deixe enganar por esse nome simpático, com ar de disco do Caetano em 72: as gorduras trans, dizem os especialistas, colam feito argamassa nas paredes das artérias.)

Comecei a temer as substâncias depois da fenilalanina. Não tenho a menor ideia do que seja, mas faz alguns anos que a Coca Light traz o aviso, misterioso e soturno: contém fenilalanina. O McDonald's, ainda mais incisivo, colou um adesivo no balção de suas lanchonetes: "Atenção, fenilcetonúricos: contém fenilalanina". Desde então, toda noite, ao por a cabeça no travesseiro, imagino diálogos como "...pois é, menina, o Fabinho! Era fenilcetonúrico e não sabia. Fulminante. Tão jovem, judiação..."

O cidadão atento deve ter notado que o glúten , de uns anos para cá, também ganhou uma certa notoriedade nos rótulos. "Contém glúten", dizem embalagens de uma infinidade de alimentos, sem mais explicações. Qual é a do glúten? Faz bem pra vista? Ataca o fígado? Derrete o cérebro?

Como bom crente, sei que as substâncias matam, mas também podem salvar. Pelo menos, é o que espero do chá verde. e seus incríveis flavonoides, que venho consumindo com fervor e regularidade nas últimas semanas. Você sabe o que são flavonoides? Pois é, eu também não, mas o rótulo do tal Green Tea avisa, com grande júbilo (e um pequeno gráfico), que uma garrafinha tem quatro vezes mais flavonoides do que um suco de laranja e treze  vezes mais do que o brócolis. Diz ainda, à guisa de explicação, trata-se de poderoso antioxidante. Fico muito tranquilo: posso cair fulminado pela fenilalanina ou sofrer os insuspeitos estragos do glúten, mas de enferrujar, ao que parece, estou salvo!


3 comentários:

  1. Oi galera eu tenho blog e se juntar com vcs o meu blog e (brunolirafielblog.blogspot.com) se escrevi la vou fica muito agrecido😄

    ResponderExcluir
  2. Oi galera eu tenho blog e se juntar com vcs o meu blog e (brunolirafielblog.blogspot.com) se escrevi la vou fica muito agrecido😄

    ResponderExcluir
  3. Faltou a referência bibliográfica dessa crônica, heim!
    PRATA, Antônio. Meio intelectual, meio de esquerda. São Paulo: Editora 34, 2010. p.113-4.

    ResponderExcluir