terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sobre a lua


Sugestão: Ler ouvindo "Lua, lua, lua, lua", na voz de Gal Costa

O satélite natural da Terra, aquela que influencia as marés e os cortes de cabelo, que inspira os poetas, a protetora dos amantes, morada de São Jorge e seu dragão, testemunha das mais lindas promessas de amor, que quase nunca se cumprirão.
Da astronomia à astrologia, da força das marés às mudanças de humor, da corrida espacial ao eclipse, a lua está sempre presente em nossas vidas.  
Ela povoa o imaginário popular e me afeta de uma forma tão grande, que sempre que vejo a lua cheia sinto um aconchego no peito difícil de explicar, uma sensação boa, que conforta, dá esperança, e antes que eu perceba, um sorriso já brota em meus lábios...
A noite passada ela me acompanhava enquanto eu caminhava de volta para casa, me observava enquanto eu a admirava, tão grande, tão branca, tão iluminada que eu só desejava parar qualquer desconhecido que cruzasse meu caminho apenas para dizer "você viu como a lua está linda hoje?". Mas, apesar da noite quente, o clima de São Paulo não é muito convidativo para qualquer interação despropositada do tipo. Tive receio de ouvir algo desagradável em troca, ou de receber um olhar recriminador, ou de desprezo, então permaneci em uma admiração solitária, lamentando pelos que não puderam desfrutar de tão bela companhia.



P.S: Lembro-me da última lua cheia que teve, estava na casa da minha mãe e fui para o quintal com ela e minha irmã para admirá-la e, de tão linda que estava, começamos a cantar para ela, cada qual, uma música diferente (ou mais, afinal, música com lua é o que não falta)... "tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua...", "tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?", "tomo um banho de lua..", "o verme passeia na lua cheia..."; "a lua que brilha no céu sela o nosso amor"; "lua de São Jorge brilha nos altares..."; "ó lua de cosmos no céu estampada..."; "lua vai iluminar os pensamentos dela..." e por aí vai...

P.P.S.: Ontem a luazona tava lá no céu me acompanhando novamente e me desafiei a falar com alguem. Vi duas pessoas paradas numa esquina, uma mulher vendendo pamonha em um carrinho desses de empurrar e um homem conversando com ela. Me enchi de coragem e falei: "vocês viram como a lua está linda hoje?" A mulher me olhou de um jeito estranho (talvez tenha pensado por um instante como o Felipe, de que se tratava de um código secreto) e dai levantou a cabeça para o céu procurando a bonitona, o homem olhou pra cima logo que eu falei e ainda comentou, "tá bonita, é lua cheia!". Dai dei um sorriso e continuei o meu caminho com sensação de dever cumprido!
   

21 comentários:

  1. Ontem eu estava voltando pra casa qdo a lua estava nascendo, ainda amarelada e gigante! Estava bem legal! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que música você cantou pra ela, Ale?

      Excluir
    2. Já sei: Eclipse, do the dark side of the moon!!
      hhahah

      Excluir
    3. Na verdade a lua sempre me lembra essa https://www.youtube.com/watch?v=Y-woVa0ouUU

      Excluir
  2. Lembrei do Sérgio Cabeleira, lembra? Personagem do Osmar Prado, que tinha de ser amarrado sempre que havia lua cheia, para não sair levitando por aí e no final da novela a lua o atraía para o espaço. A lua era madrinha dele.
    A novela era Pedra sobre Pedra.

    E tem o lance lá de saturno que ocorre quando a gente chega aos trinta, e a lua passa nos influenciar mais do que o signo... ou seria o ascendente... é... não sei. ahuahauahauhauhaauh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu não manjo esse personagem não, Thi. Mas vou procurar no youtube essa cena, deve ser doida!
      Sobre a influência astrológica da lua, cacei na internet e achei várias coisas interessantes:
      "No mapa natal revela a natureza e a expressão da sensibilidade humana. É a parte feminina do ser encarnado, se expressando num corpo de homem ou mulher e a natureza das relações que mantém com esta. A Lua, reflexo da luz solar, representa nossa infância, nosso lar materno e nossa mãe. A situação astrológica da Lua no céu revela importantes informações do astral regente, tanto pelo seu posicionamento, como pelo momento do ciclo em que se encontre." (...)
      "O ciclo de desenvolvimento lunar acontece de sete em sete anos, e não é por acaso que na nossa sociedade, a criança vai para a escola aos sete anos, entra na adolescência aos 14, e passa para a idade adulta aos 21. Estes ciclos representam os estágios percorridos pelo bebê em seu caminho para se tornar adulto, onde irá passar da fase lunar para a fase solar de sua personalidade, percorrendo todas as casas de seu Mapa, numa espiral ascendente." (...)
      "A Lua é a grande responsável pelo Q.E., Quociente Emocional, a capacidade de se identificar nossos próprios sentimentos e das outras pessoas, importante ingrediente de sucesso na vida profissional, familiar etc."

      Fonte: http://www.gazetadebeirute.com/2013/02/a-lua-na-astrologia.html#ixzz3CqrM6aI9

      Excluir
  3. Passei a gostar mais da Lua depois que a Julinha nasceu. Sempre que ela vê uma, até mesmo uma ilustração,ela aponta e abre o maior sorrisão :)

    Adorei o tema e o texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz em saber que tenho isso em comum com a Julinha :D
      Valeu, Fefe.

      Excluir
    2. Mas tome cuidado! Me disseram que se você apontar o dedo para a lua nasceu uma verruga nele!

      Excluir
    3. podes crer!! minha avó me assustava com essas histórias, mas como sou metida a valente, apontava o dedo rapidinho pra ver isso aconteceria mesmo, hahahaha! ah! e tb tinha o lance de assobiar à noite: ela dizia que as cobras eram atraídas. Nem preciso dizer que eu... hahahah!

      Excluir
  4. Ah, e se alguém chegasse pra mim, do nada, e soltasse um "Olha como a lua está linda hoje", eu ia achar que era uma senha bem loca, igual aquelas do Chapolim "Eu sou a flor silvestre que perfuma os campos"..kkk

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Que bom que você pode notar, Híndira! Lembrou de alguma música?

      Excluir
  6. Muito lindo. Muito amor pra lua. Enquanto eu lia percebei o que vc sentiu. Você nao conseguiu falar com ningúm desconhecido na rua, mas o compartilhou comigo e com as pessoas que leram...! Adorei o final, vcs cantando, e fiquei com vontade de mais detalhes. Me mostra mais depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat. Que bom que você gostou!
      Vou te mostrar meu vasto repertório sobre a Lua. rss (te mando os links das músicas)
      Ontem a luazona tava lá no céu me acompanhando novamente e me desafiei a falar com alguem. Vi duas pessoas paradas numa esquina, uma mulher vendendo pamonha em um carrinho desses de empurrar e um homem conversando com ela. Me enchi de coragem e falei: "vocês viram como a lua está linda hoje?" A mulher me olhou de um jeito estranho (talvez tenha pensado por um instante como o Felipe, de que se tratava de um código secreto) e dai levantou a cabeça para o céu procurando a bonitona, o homem olhou pra cima logo que eu falei e ainda comentou, "tá bonita, é lua cheia!". Dai dei um sorriso e continuei o meu caminho com sensação de dever cumprido!

      Excluir
  7. Ahhhh... a lua!!!.. *____*, essa que mexe com as marés e com os humores!!

    ResponderExcluir
  8. Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua merecia a visita, não de militares, mas de bailarinos e de você e eu <3

    ResponderExcluir
  9. Depois que escrevi o texto do dia 4 - a propósito, escrito depois do teu e antes de ler o teu - vi que falamos da mesma coisa, dentro do aspecto devocional que vivo:
    Tiramos o mês para falar de Deuses.

    ResponderExcluir