quarta-feira, 14 de maio de 2014

Desejo



Já pensou se existisse um Deus que não realizasse desejos? Que fosse conhecido e respeitado por não realizar pedidos? Que tivesse mantras em louvor a ele, pelos desejos que ele não realizou? Para quem as pessoas rezassem em silêncio sem pedir coisa alguma?


Desejamos tantas coisas. Será que queremos mesmo? Será que sabemos mesmo o que desejamos? E mais, será que, ao alcançarmos o que desejamos, conseguimos sentir satisfação?


A sociedade não existiria sem seres desejantes. Quando uma pessoa não deseja nada dizem que ela está apática, deprimida....



Desejar é diferente de sonhar. Envolve expectativas, fetiches, propagandas, hormônios....



Se todos os desejos fossem realizados, seria o caos, mas vivemos em uma época em que muitos desejos são realizados. Mais do que deuses, temos indústrias de realizar e de produzir desejos.

Procurei na internet para ver se achava esse deus que não realiza desejo nenhum. Não encontrei. Mas lembrei da história que me contaram sobre uma deusa tão poderosa, que deve-se tomar muito cuidado com o que se pedi a ela, pois ela não sabe dize não: Tara Verde.

Não dá pra ser contra o desejo, mas que ao menos possamos refletir mais sobre ele. Cuidar do que desejamos como seres  dentro de um universo, como pessoas em uma sociedade competitiva, como indivíduos.


2 comentários:

  1. É uma pena que os estudos de tribos indígenas sejam tão focados na parte acadêmica. O que eu mais gosto são as histórias, lendas e crenças. Com o pouco que eu estudei disso vi varias noções diferentes de divindades, que acabam influenciando bastante em toda a sociedade!

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas tem muito sobre budismo e suas várias vertentes na internet e os textos não são com linguajar acadêmico. A Tara Verde é do budismo tibetano e a história dela é muito bonita. :-)

    ResponderExcluir