domingo, 25 de agosto de 2013

A sala de aula depois dos 30.

A idade aumenta e a tolerância diminui.

Começar um novo curso na faculdade depois dos trinta exige paciência no currículo escolar. Mesmo quando este curso é dirigido a pessoas com mais de 24 anos. 

Seus amigos estão ou já terminaram uma pós, guardam dinheiro (aquele dinheiro que você de um jeito suado, paga todo mês sua mensalidade) para comprar uma casa, planejar viagens e você deixa o chopp e o bar no meio da semana para estudar.

Sensação de coisas invertidas e o ponto de interrogação ao final de "por qual motivo não insisti em terminar o curso antes".

O pique está longe dos 17 anos, as obrigações dentro de casa e sua disposição já ultrapassaram os vinte anos. A paciência com aquele colega dentro da sala que tem uma opinião comprada numa revista de massa quase não existe e quando percebe, é a tia chata espalhando "xiuuu" durante o blá blá blá na explicação do professor.

Ao mesmo tempo, a responsabilidade que acompanha a idade torna o curso mais atraente, absorvendo e curtindo cada informação.

Veremos se sobrevivo até 2015 sem jogar algum pentelho pela janela da sala 105.

4 comentários:

  1. Moça se queixa do namorado, está cansada de fazer a sua parte e não ver o namorado fazer a dele. Ele mora na cidade há anos e se recusa visita-la, por dizer não conhecer o caminho. Eles namoram há duas semanas apenas.

    Ela já passou dos trinta.

    ResponderExcluir
  2. penso em fazer outro curso e penso nisso pelo menos uma vez por semana, mas penso em adolescentes e desisto.

    ResponderExcluir
  3. Tive essa experiência recentemente e recomendo a todos.Decidi fazer outra faculdade e no primeiro ano quase surtei,reclamei do barulho,dos estudantes sem educação com os professores,dos trabalhos que ninguém fazia.Bati o pé durante dois anos,até que cansei,mas não queria desistir do curso.Comecei a perceber as vantagens,na primeira faculdade eu não estava tão receptiva aos professores,na última curti todos eles horrores,tanto que são meus amigos.Os trabalhos de grupo,as provas,tudo que irritava na primeira faculdade,me divertiu muito na segunda,porque eu sabia agora o peso das coisas,não morria mais de aflição.A leitura é tão diferente que meus últimos meses na faculdade foram os melhores da minha vida,a gente absorve de outro jeito,com mais gosto,mais alegria e mais desapego.Gostei tanto que já estou pensando na terceira,porque foi bom demais.Mas confesso,aquelas conversas de adolescentes nos corredores cansa,mas tudo bem,poder viver uma coisa pela segunda vez com um olhar maduro vale sempre a pena,no fundo é um presente da vida,uma oportunidade de viver de um outro jeito o que já conhecemos.

    ResponderExcluir
  4. Sinal da idade é se incomodar cada vez mais com a presença e o barulho causado por adolescentes sendo adolescentes. Tive essa mesma experiência quando resolvi fazer outro curso, aos 28/29 anos e me vi como o chato, o exigente, aquele que queria prestar atenção. Não achei ruim ser classificado assim, pra falar a verdade.

    Ficamos com uma cabeça melhor quando mais velhos. Maturidade mesmo. Aliás, estava pensando nisso ontem. Com o passar do tempo já teremos experimentado muitas coisas diferentes e saberemos selecionar aquelas que valem mais a pena a longo prazo, contra o prazer momentâneo. Quanto mais velhos, mais sabemos aprender.

    ResponderExcluir