segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pedro e Bianca



Pedro e Bianca é a mais nova série da TV Cultura, de São Paulo. 

Acabei descobrindo a série por acaso e resolvi assistir porque duas coisas me chamaram a atenção logo de cara: a primeira delas é que um dos criadores é nada mais, nada menos que Cao Hamburger, conhecido por ser diretor de ótimos trabalhos como "Castelo Rá-Tim-Bum" (para a própria TV Cultura), "O ano em que meus pais saíram de férias" e "Xingu" (estes para o cinema). A segunda foi o fato da série ser gravada na Escola Estadual Alberto Torres, escola em que minha mãe estudou nos anos 50 e que fica no bairro do Butantã, a uns 10 pontos de ônibus do prédio onde habito.

Pedro (Giovanni Gallo) e Bianca (Heslaine Vieira) são dois irmãos gêmeos, de classe média baixa, que vivem na periferia de São Paulo. Até aí tudo bem. A peculiaridade desta família logo é percebida, no entanto, quando percebemos a total falta de semelhança entre os dois irmãos. Numa possível, porém improvável coincidência genética, Pedro é branco como a mãe (Gorete Milagres) e Bianca é negra como o pai (Thogun Teixeira). Outra idiossincrasia desta família é o fato do pai ter sofrido um acidente em seu trabalho de eletricista e sofrer algumas descargas de eletricidade quando fica nervoso.

Pois é, mas não pensem que Pedro e Bianca é uma série pós moderna cheia de personagens com poderes especiais. Não. A cota de fuga do cotidiano se resume aos dois casos já citados. Todo o resto de Pedro e Bianca é bem palpável, bem humano até. E esse é o maior trunfo, o maior diferencial da série em relação a outras produções semelhantes. A começar pelo fato das cenas serem gravadas numa escola pública, com problemas de escola pública, tendo por figurante os alunos da própria escola e tendo por pauta problemas vividos, de fato, por estudantes de escola pública.

Até mesmo em produções da própria TV Cultura, o tema "escola" quase não aparece. Em "O Mundo da Lua", Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral) frequenta uma escola particular e que quase nunca é citada. Em "Castelo Rá-Tim-Bum", Pedro, Biba e Zequinha (Luciano Amaral, Cinthya Rachel e Freddy Allan) apenas se referem "que foram à escola hoje", enquanto Nino (Cássio Scapin), do alto de seus 300 anos, não frequenta escola alguma. Na Rede Globo temos, há quase duas décadas, a novela "Malhação", mas esta está longe, muito longe, de representar a realidade do jovem de periferia. As demandas são definitivamente outras.

Em Pedro e Bianca, temos a dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos. Temos as possíveis tensões que podem ocorrer diante da chegada de um estudante que acaba de sair da Fundação Casa. Temos o traficante que tenta tirar vantagem da falta de dinheiro dos estudantes da escola do bairro. Temos retratados problemas que bem poderiam ser os da escola em que estudávamos ou da escola pública ali da esquina.

É isso. Tenho medo de sair contando mais coisas e estragar possíveis surpresas.

Pedro e Bianca é indicado para adolescentes e para interessados em adolescentes (me refiro aos educadores e não aos pedófilos). Como não é lá muito divulgado, acredito - temo - que poucos sequer saibam de sua existência. Então, vamos lá: Pedro e Bianca é exibido pela TV Cultura, aos sábados e domingos, às 14 horas. Para os que não assistem TV, todos os episódios podem ser vistos no site da TV Cultura: http://tvcultura.cmais.com.br/pedroebianca/episodios/exibidos

Para dar uma amostra, segue o primeiro:



É isso.

Um abraço e até 22 de Agosto,

Felipe Lários

24 comentários:

  1. Muito legal a série,eu não conhecia...isso é uma das coisas que me intriga na televisão brasileira...grandes emissoras gastam milhões para fazer produtos questionáveis e ignoram o caminho mais simples,aquele caminho onde basta talento e a vontade de procurar histórias onde elas realmente estão...O que não falta neste país é talento,mas infelizmento o espaço ainda está dominado pelos produtos de má qualidade...
    Um dia as coisas mudam,até porque é o público que tem que escolher e um dia vai se cansar de tanto lixo e começar a procurar coisas de qualidade como essa série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim, Iara. Mas também temos que ver que o público precisa ser educado para gostar de coisas de qualidade. Tenhamos esperança! Abração!

      Excluir
  2. Que Skins, que nada! Sou muito mais Pedro e Bianca!

    ResponderExcluir
  3. Coincidentemente eu assisti a um pedacinho no último domingo e também me chamou a atenção a autenticidade do roteiro e do cenário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho muito autêntico, Luana V. Continue acompanhando o Blog! Abraço!

      Excluir
  4. Não acompanho, mas já assisti algumas vezes. Bom, gostei do tema abordado, coisa que nunca se vê televisionado - a realidade da periferia. Não conhecia alguns detalhes e o seu post mostra algo a mais de interessante na série.
    Tem uma outra séria da TV Cultura que me apaixonei, "Tudo que é sólido derrete no ar". É lúdico dentro de um universo literário e jovem! Me sinto revivendo algumas passagens da minha adolescência!
    Quando era adolescente mesmo, me lembro de ter visto alguns episódios de uma série muito interessante, se passava numa escola também, envolvia literatura e passava no mesmo horário da " Malhação. Mas não me lembro o nome, infelizmente!
    Se, souber, me passa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, não me lembro dessa Kara Karina! Mas vou dar uma olhada melhor em "Tudo o que é sólido"... eu só vi um episódio até hj e me lembro que achei bem interessante! Sucesso!

      Excluir
  5. Essa série eu não conheço... já estou pensando em qdo eu terei tempo para ver :P
    Lembrei do filme "As melhores coisas do mundo", que é bom, mas tb todo rodado em escola particular!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Alexandre. Ainda mais porque a lanchonete que aparece na série é nada mais nada menos que o velho Mangaba!

      Excluir
  6. Meu disjuntor literário caiu no "idiossincrasia"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Risa é tão idiossincrático! Substitua por peculiaridade e siga em frente, companheiro!

      Excluir
  7. Obrigado, Luli! Pretendo trazer novas dicas nos próximos posts! Continue acompanhando nosso Blog e não se arrependerá! Bj em vc e na menina!

    ResponderExcluir
  8. Um Mulato, Um Albino....Isso é musica do Nirvana.

    http://www.vagalume.com.br/nirvana/smells-like-teen-spirit.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Silva! Este tipo de comentário parece muito com os do Risa, que sempre aparece por aqui. Vcs tem algum parentesco?

      Excluir
  9. Muito bom, obrigado por divulgar a série. Eu sou um ator da série, faço o personagem Xavier. Muito obrigado pelo carinho

    ResponderExcluir
  10. Olá, Patrick! Eu que agradeço sua visita aqui! Parabéns por seu papel como Xavier e pela série em geral! Como disse, não estou divulgando, estou prestando um serviço de utilidade pública :) Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Felipe! A série acabou de ser indicada ao Emmy na categoria melhor série infanto-juvenil! A única indicação da América Latina. ;)

    ResponderExcluir
  12. Que noticia boa, Vera! Eles realmente merecem! A série é muito boa! Obrigado pela leitura e pelo comentário!

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro Pedro e Bianca, assisto todos os domingos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Jailson, tenho 14anos. e moro no Maranhão, eu depois que eu conheci esse seriado Pedro e Bianca eu gostei mto!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro Pedro Bianca, assisto todos os domingos,mas fico triste porque? só é uma vez por semana.

    ResponderExcluir
  16. Realmente, Pedro e Bianca podia ser diário! Só espero que não parem na primeira temporada!

    ResponderExcluir