sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sobre a nobre prática de emprestar livros

Epígrafes deixam seu texto mais elegante...
(anônimo, in Manual do Blogueiro)


As estatísticas apontam que 98% dos livros emprestados não são devolvidos. Um dado realmente alarmante  que faz com que eu perca ainda mais a esperança na humanidade. Mas vamos lá, não seremos nós, leitores deste respeitoso veículo de comunicação, que iremos engrossar esta vergonhosa estatística. Se VOCÊ... sim, você mesmo que está me lendo, possui em sua casa algum livro que a princípio não lhe pertence, que a princípio, de repente, ME pertença ou pertença a algum amigo inocente, sugiro que proceda da seguinte forma:  DEVOLVA! Sim, é isso mesmo. Não é tão difícil assim! Se o livro fosse dado, eu ou o outro amigo inocente, teria deixado isso mais claro pra você, quem sabe com uma dedicatória ou um embrulho de presente. Se isso não ficou evidente no momento da "entrega" é porque, mais cedo ou mais tarde, você terá que (me) devolver. E isso também vale pra DVDs, CDs, roupas de baixo... tudo! Vamos incentivar práticas amigavelmente sustentáveis de trocas de materiais!





***

Mas esta foi uma péssima maneira de começar um bem sucedido e bem educado post sobre "a nobre prática de emprestar livros". A ideia deste texto não é desestimular, mas sim incentivar o intercâmbio de livros. E vou explicar por quê!

Acredito que existam ao menos dois tipos de empréstimos de livros. O primeiro, e o mais comum de todos, tem objetivos essencialmente econômicos e coloca aquele que empresta na função de uma espécie de biblioteca pública ambulante. Alguém que deseja ler um livro mas não quer ou não pode comprá-lo pega emprestado com uma boa alma que possui o livro e deseja emprestá-lo. Um mecanismo simples e que costuma funcionar bem (salvo naqueles 98% de casos inconvenientes citados no parágrafo inaugural do post). Entretanto, esta forma extremamente racionalizada de troca cultural peca por ser, como já dito, essencialmente econômica. Ainda que eu economize alguns trocados, pouco estarei me valendo do Outro, daquele que me emprestou. Pouco esterei me valendo de sua experiência enquanto leitor, que pode ser (e invariavelmente é) distinta da minha.

Assim, passo a falar do segundo tipo de troca de livros, daquela que realmente me motivou a escrever estas linhas sob a luz bruxuleante do lampião a gás. Esta segunda forma não tem objetivos econômicos, mas culturais, de ampliação de horizontes. É a saída momentânea de nossa bolha para o encontro com bolhas alheias. Os estudiosos chamam este segundo tipo de troca de "troca cega" ou "exchange blind". Agora o emprestador deixa de ser uma biblioteca pública ambulante e "passa a ser" Ele Mesmo, em toda a sua essência. Alguém escolhe um livro que gostou, que lhe foi importante, que lhe caracteriza enquanto leitor e empresta para um outro Alguém, que faz o mesmo. A escolha é feita por quem empresta e não por quem toma emprestado. Veja bem, aqui não estamos tratando de uma simples e calculada troca de materiais, mas da troca de um pouco do que somos (e isso não tem como devolver). Aqui chegamos a lugares e conhecemos coisas às quais não teríamos acesso no primeiro tipo de troca, às quais provavelmente não chegaríamos sozinhos.

Escrevo isso agora porque recentemente conclui que sou um conservador literário. Ao menos era, até o momento desta brilhante conclusão. Já li uma quantidade razoável de livros, mas conheço relativamente poucos autores. Isso porque, ao me deparar com um autor com a qual me identifico, penso em aproveitar o "achado" e ler a maior quantidade de livros daquele autor, como alguém que diante de uma pepita de ouro, conclui que ela veio de uma mina, onde podem ser encontrados outros tantos exemplares daquela solitária pedra preciosa. E isso se refletia em minha busca por livros emprestados, me fazendo ir atrás apenas daqueles autores com os quais eu já estava familiarizado.



Mas um curioso fenômeno tem ocorrido ultimamente que está me fazendo mudar de postura. Livros de autores variados estão "caindo" em minhas mãos sem serem, efetivamente, por mim solicitados e estão me rendendo adoráveis surpresas, tais como Mário Benedetti, Mário Vargas Llosa, Ismail Kadaré, Marçal Aquino, Herman Melville, Lourenço Mutarelli, entre outros (alguns deles estão ilustrando o post), o que tem me feito perceber que o mundo, ao menos o mundo literário, é bem maior e mais rico do que eu poderia imaginar.

Então, minha proposta vai nesse sentido. Seja lá o que for que você goste de ler, se dê a oportunidade de se impressionar com o novo. Tente um novo gênero, um novo autor, uma nova nacionalidade, um quadrinho de outro estilo! E não gaste dinheiro com isso! Conheça melhor seus amigos através dos livros que eles gostam de ler! Ao menos de vez em quando tente sair dos autores de costume e peça que cada um de seus amigos indique, e se possível lhe empreste, o livro que mais gosta de ler. O pior que pode acontecer é você se dar conta do tipo de gente com quem você anda se relacionando...

Aliás, alguém tem alguma sugestão?




15 comentários:

  1. Puxa, esse intercâmbio é o melhor de todos! Acho que o mesmo vale para música e para filmes. =)

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da prática de emprestar livros. Aliás, aquele "jogo" de trocar livros é super válida. Poderíamos fazer aqui no blog, não? O dia 01 dá um livro que gosta para o dia 02, o dia 02 dá para o dia 03, e assim por diante. O que acham?

    ResponderExcluir
  3. Genial! Caprichou na seleção dos livros tb, hein!
    Já que terminou perguntando por alguma sugestão, sugiro LavourArcaica (livro e filme).

    ResponderExcluir
  4. Valeu, pessoal! E Alexandre, tá anotado! Do Raduan eu só li "Um copo de cólera"...

    ResponderExcluir
  5. OI, Fefê! Caramba, essa troca cega é muito legal! Tenho até em mente um livro que quero te emprestar, é um tipo de literatura bem interessante e que tenho quase certeza que não lhe é comum.. Mas não vou dizer o nome, é surpresa para nosso próximo encontro!

    ResponderExcluir
  6. Carolas! Obrigado pelos comentários. Minha curiosidade, que já não é pequena, foi as alturas agora!

    ResponderExcluir
  7. Um amiga fez um amigo secreto de livros com uns amigos dela, que não meus, no ano passado. E a regra era: não ser comprado, mas sim retirado da própria biblioteca. Justamente um livro que se tinha gostado muito. Achei legal! É lógico, acho eu, que todo mundo preferiria emprestar, mas já pensou que pode ser um boa forma de trabalhar o desapego?
    Bom tema e texto, Fê!

    ResponderExcluir
  8. Voce precisa conhecer a nobre prática de fingir que leu um livro. Aquele que a pessoa adorou e vc não esta nem um pouco a fim de ler. Ela insiste, vc pega, guarda ele uma semana, faz uma orelha no meio e devolve rsss.

    ResponderExcluir
  9. putz....quase esqueci....livro eu não tenho nenhum seu.....mas DVD

    ResponderExcluir
  10. Felipe Lários (dia 22)25 de fevereiro de 2013 às 13:37

    Que boa ideia essa da biblioteca, Lanita! Curti!

    E Risa, vc ainda não assistiu o seu próprio filme??? Que vergonha, menina, que vergonha! Mas relaxa, pode ficar com ele porque eu tenho uma cópia.

    ResponderExcluir
  11. Quando começou a ler este post, pensei que iria mencionar pessoas que não devolvem livros para a biblioteca! Aí pensei " Vixi". Bom, não devolvi um livro, uma pérola.
    Mas de amigos, devolvi todos, menos mal, eu espero.
    Quando era mais novinha já fiz uma troca com pessoas de uma comunidade do Orkut. Dei um livro do Pequeno Príncipe e recebi um...nem me lembro o nome, não me despertou um apetite por lê-lo, enfim...quando me mudei deixei ele na estante da minha mãe.
    Experiência ruim com trocas, mas acho que a pessoa não se empenhou muito nessa brincadeira.

    Ótimo autores que você mencionou, te aconselho...deixaeuvê...Cê leu "Cem anos de Solidão"? Gosto muito desse livro, me desperta várias sensações, diria que é um livro sinestésico.

    ResponderExcluir
  12. Sempre me guiei pela dica do J. Campbell: 'Sente-se numa sala e leia - leia, leia, leia. E leia os livros certos escritos pelas pessoas certas. Sua mente será levada a esse nível, e você, terá, o tempo todo, um enlevo agradável, suave e cálido.' Acho essa prática, ler o máximo possível de obras de um determinado autor, mágica mas por vezes nos limita. Sou bem mais a que empresta do que a que pega emprestado, talvez seja a hora de mudar.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela leitura e pelo comentário, Kamylla! Apareça sempre que der por aqui! Conforme disse no texto, estou tendo ótimas surpresas sendo a "pessoa que pega emprestado". Abração!

    ResponderExcluir