terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Já que o Papa Bento 16 saiu,também vou sair...

Na véspera do seu casamento uma amiga me disse que não tinha certeza se queria casar ou não.Fiquei sem saber o que dizer,mas sua futura sogra logo disse que isso era normal,todos tem esse momento de indecisão.Achei a explicação da futura sogra muito clara,a minha amiga acabava de perder seu pai e todos os sentimentos estavam misturados.
O casamento não deu certo e o tempo que durou foi um pesadelo,bem mais longo do que a festa de casamento,que se tivesse sido cancelada teria dado uma dor de cabeça momentânea,ao contrário do calvário de minha amiga que durou alguns anos.
Mas ela foi educada como eu,cheia de certezas e frases prontas.Quem nunca escutou:
`quem quer persiste ´, `desistir é para os fracos ´....
Fora a mão de obra que inclui desistir de alguma coisa e do nada passar imagem de maluco,irresponsável,inconseqüente?
Muitos se enrolam,eu mesmo já me enrolei demais,apenas porque tinha vergonha ou não sabia como sair de uma situação.
Parar tudo e dizer `isso aqui não é pra mim ´ exige muito,não é para os fracos.A maioria fica presa a compromissos e convenções sociais.Mas quem pode sentir na pele o que sentimos?Quem pode sentir o nosso desespero em querer sair de alguma coisa?
Ninguém está livre disso,mesmo que não diga nada,o espelho está ali,ele vê quando ficamos parados e pensamos:Tal situação não é pra mim.
Nem o Papa Bento 16 escapou disso.Quase um ser intocável,ele entrou para ser Papa sabendo que só sairia dali morto.A seu favor tinha o conhecimento do sistema,dos bastidores e sua natureza alemã,conhecida pela rigidez e disciplina.
Sem mais nem menos,ele renunciou ao cargo,na pior hora possível.Deixa o Vaticano em um momento de tensão e rachaduras.Difícil saber o que realmente aconteceu ali,vai ser outro mistério da humanidade,por que o Papa renunciou?
O comunicado ao mundo inteiro se limitava a dizer que o Papa Bento 16 não agüentava mais fisicamente o trabalho e não tinha mais condições aos seus 85 anos de comandar uma instituição que exige tanto.
Mas ele sabia de tudo isso quando foi nomeado Papa em um conclave.Sabia e conhecia muito bem o que enfrentaria.Estaria a frente de uma instituição perseguida por sérias acusações de pedofilia,fuga de fiéis,brigas internas pelo Banco do Vaticano,já que essa instituição insiste em se manter a margem das outras e sempre despertou suspeitas de todos os bancos por isso.
Mesmo assim parecia sereno ao chegar ao posto quase sagrado de Papa.Muitos dizem que foi vencido pela modernidade,o ano passado o Vaticano enfrentou um escândalo com o vazamento de documentos pela internet,sobre o Banco do Vaticano e as brigas pelo poder,o que acelerou seu desejo de sair,já que diante de um escândalo desses e com a rapidez da internet,o Vaticano começou a ter problemas em lidar com as informações que vazavam.Durante séculos o único inimigo do Vaticano foi o demônio,lá dentro eles sabem como lidar com a besta,mas com esse novo inimigo,a internet,o Vaticano ficou paralisado.
O Papa Bento 16 fez sua parte e tentou manter tudo sobre controle,carregou no seu discurso medieval e escondeu seu cansaço.Para alguns Bento 16 não tinha ginga para lidar com tanta politicagem e não sabia contornar seus inimigos.
Seja o que for,ele renunciou.Entrelinhas deu a entender que ser Papa não era para ele.Pediu para descer do trem,mesmo sendo pressionado e vendo a situação da instituição,rachada por escândalos e com as mãos sujas de tanto proteger criminosos ao longo da história.
Como mulher penso que ele já vai tarde,como ser humano lamento que a saída dele não inclua ver o Vaticano explodindo,mas nem por isso deixa de me intrigar o que ele fez.Teve seu momento de coragem,não é para qualquer um.Não é um trem tão fácil de descer sem arranhar alguma coisa.Se foi decisão dele,sem terceiros,ou planos de modernização da instituição,Bento 16 tem mais fibra do que parece.
No fim parece interessante a moral da história.É possível sim sair de uma situação que não estamos confortáveis e ao contrário do que nos foi dito,ninguém morre por causa disso e não vamos decepcionar a ninguém que não possa se recuperar disso.Sair de um ponto que nos faz infeliz não altera o mundo,nem muda o curso da história.Bento16 prova isso,saiu em um péssimo momento e nem por isso a Igreja vai cair.Coragem não é ficar,é cortar os laços que nos fazem infelizes.
Nem sempre desejar uma situação ou conhecer ela de longe quer dizer que vamos estar bem ao chegar ali.Bento 16 conhecia tudo e nem por isso se achou lá dentro.É direito dele sair,é um direito de todos nós abandonar um navio que não queremos mais estar.Não tem ninguém que não possa fazer isso,se até um Papa fez,quem não pode?

Um comentário:

  1. Caracas, me deixou curioso.....já contou o milagre, agora indique o santo........tu vai sair de onde? Qual é o enrosco? Conta a fofoca rss

    ResponderExcluir