quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Do 29 ao 30

Assim que publiquei o meu post de Janeiro pensei:

Não existe dia 30 de Fevereiro, estou de férias no próximo mês? Mas como a diretoria liberou 3 postagens para o dia 28, então estamos ai.
Pensei logo no povo que nasceu ou se foi no dia 29 de Fevereiro e fui atrás das efemérides que eu tanto gosto, bora lá:

Coisas estranhas:

1ª - Houve uma única vez na história o dia 30 de Fevereiro que foi 30/02/1712.
Até 1712 os Suecos usavam o calendário Juliano ao invés do Gregoriano onde todos os anos múltiplos de 4 são bissextos. Como 1700 havia sido bissexto no calendário Juliano para ajustarem ao recém adotado calendário onde 1700 não seria mais bissexto a Suécia adicionou 2 dias ao ano de 1712.

2ª - O nome “Ano Bissexto” ao contrário do que muitos pensam não é por causa dos dois números “6” que temos nos “366” dias do ano.
A expressão veio lá da Roma Antiga, quando os dias tinham nomes baseados no ciclo lunar. Assim, dia 24 de fevereiro se chamava “antediem sextum calendas martii”, ou seja, “sexto dia antes da lua nova de março”. Antes de ser instituído o 29 de fevereiro, o dia 24 de fevereiro era duplicado de 4 em 4 anos. Portanto, nesses anos ele era chamado de “antediem bis-sextum calendas martii”, algo como “duas vezes o sexto dia antes da lua nova de março”.

3ª - Nos EUA existe o festival do ano bissexto na cidade de Anthony que se auto-proclamou a capital do ano bissexto.

4ª - A mais bizarra de todas:
Você malandrão que curte bancar o turista mochileiro hippie, muito cuidado se inventar de conhecer a Irlanda no mês de Fevereiro especificamente no dia 29 de fevereiro.
Tudo começou no século V, quando uma tal de Santa Brígida reclamou a São Patrício (um respeitado Padre da época) o fato de não achar justo as mulheres terem de esperar pelo pedido de casamento. Depois de muita insistência (mulheres viu!) ela conseguiu, porém para sacanear o padre restringiu o pedido para uma data específica, sim o tal do dia 29 de fevereiro.
O Pior de tudo a tradição pegou e se espalhou pelo Reino Unido, teve época que os homens tinhas até que pagar multas por não aceitarem o pedido, essas multas eram pagas com beijos, vestidos de seda, jóias. Espera ai, isso ainda acontece nos dias de hoje minha gente, não é? Rs

Vamos as efemérides:

Eventos:

1940 – O filme E o Vento Levou ganhou oito prêmios Óscar, sendo que um deles foi para Hattie McDaniel que foi a primeira mulher negra a ser convidada, e a ganhar uma estatueta do Oscar, mas ainda pingou racismo por todos os lados na festa, pois ele ficou isolada de todos os demais participantes, inclusive dos que trabalharam co ela no filme.


Nascimentos:

1860 – Herman Hollerith:  O sobrenome desse féla é familiar não? Sim ele é o culpado por aquele momento em que você recebe o seu hollerith e pensa “Estou sendo roubado”.
1932 – Jaguar: Ele só foi um dos fundadores do Pasquim, saiu de um emprego no Banco do Brasil por incentivo do seu chefe que insistia que ele deveria seguir a carreira humorística, já não fazem chefes como antigamente mesmo.


1976 – Ja Rul:  Ex-Traficante que virou rapper, e vivia de briguinha com o 50 Cent, mas essas não foram as maiores cagadas em sua vida, a maior sem duvida alguma foi ter gravado uma música com a Wanessa Camargo, e ainda ter a pachorra de prometer um álbum com Ivete Sangalo, Dudu Nobre e Chorão.

Falecimentos:

1980 – Gil Elvgren, você pensa que somente brasileiros abreviam o seu nome quando ele é feio? Esse “Gil” ai é de Gilette, pense em um nome bonito da porra.
Certa vez eu conheci uma “Val” o nome da fera era Valquefania, mas voltando ao Gil, ele foi o mais famoso e importante pintor de “Pin Ups Girls” que existiu nessa bagaça.



2012 – Davy Jones, Ele foi ator, mas em um show dos Beatles viu sua verdadeira vocação que era a música, por ironia foi chamado para participar do elenco de um seriado que também teve como maior inspiração os Beatles, onde ele seria o vocalista de uma banda, que por sua vez virou uma banda de verdade (Beatles Salva Mesmo!), mas ele é conhecido e lembrado até hoje por causa dessa série.

Quem são eles?

Hey Hey We're The Monkees



Abraço 
Jeff

6 comentários:

  1. Muito legal o seu texto, Jeff. Me senti lendo os bons e velhos "almanaques". Aliás, foi muito motivador conhecer a história do Jaguar. Ainda há esperança neste mundo.

    Valeu a pena trabalhar em seu mês de férias! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Grande Felipe, vlw ai pelos elogios, esse é o tipo de trabalho que não da trabalho algum, pois faço me divertindo, logo não pode receber esse nome de trabalho, mas como eu seria feliz se eu tivesse um trabalho assim rsss

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Achei show, curiosidades inúteis que todos DEVEM saber. Muito legal mesmo.
    Fiquei pensando na cidade do "sim" obrigatório. Nos dias de hoje ela esvaziaria todo dia 29.

    ResponderExcluir
  4. Risa pensei em 2 coisas quando li sobre a cidade do "sim" Risa, primeiro o que vc disse ai o êxodo dos caras que curte a vida boemia, e segundo uns tiozinho do nipe do Tião Macelé, o vocalista do New Model Army, enfim esses cabras feios andando na rua com uma seta verde na cabeça dizendo, “Me chama que eu vou” rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ontem, rumo ao mercado, aqui perto de casa, fui assaltada!!! Assim sem querer, tomada por olhos, literalmente iris a iris, em cada pestanejar, não aguentei era demais sabe, então corri, subi as escadas, bati um chinelo no outro em direção a porta depois a gaveta e desci, no mesmo ritmo, chinelo no outro, um lance, dois lances de escadas e agora armada, dispareiiii páaaaa!!!!! Toma danada, te peguei! Click, Clap e Pronto!!! Lua cheia fotografada, fiz questão de devolver o assalto e fotografei sem dó nem piedade, quem mandô estar tão linda, tão cheia, tão redonda explodindo êxtase! Em tempo de ser atropelada e ouvindo: sai da rua filha!!! quer ser atropelada? Morreria feliz da vida, de ter visto a lua tão linda, sorte a minha que a vi, andar a pé tem suas vantagens, menos na volta do mercado, cheia de sacolas a lua mesmo cheia foi menos vista!

    Não tenhamos pressa, mas não percamos tanto tempo não é? Isso aí é de alguém mas não lembro quem, será Pablo, é Drummond, ixi preguiça da p#rr# de procurar no google, enquanto escrevo aqui, lavo louça, faço janta: frango, macarrão , arroz e feijão,combinado a paulista com nordestino e ahhhh mais salada, a visita de amanhã mereci, mamis mimava agora é mimada. O fato de morar sozinha tem suas vantagens, chegar enrolar, bater papo no telefone minutos a fio, prá mais tarde bem mais tarde fazer a comida, que na verdade é para amanhã, parar e ler aqui e descobrir apenas agora que hoje que não era meu dia, ficou sendo, mas solidariedade tua, poxa super mega socialista eim? então leio e lembro da lua cheia de ontem e lembro que filmes antigos é vício, assim como música, leitura, livros, blogs seguem na lista de vícios, posso atrasar mas não deixo de ler, o face é bacana mas a troca é fast food, é superficial sabe, não tem cara de senta, relaxa, toma alguma coisa, bora prosear, falar de coisas em comum ou não, por isso, em minha vida, cada rede tem seu espaço, como tudo que dou valor tem nesta vida! Daí ao ouvir Goo Goo Dolls achado no youtube com tema do filme Cidade dos Anjos http://www.youtube.com/watch?v=ZiraXxlwG8A , reafirmo amo filmes antigos, os remakes são testemunhas disso! Rrao gostar de um remake, neste por exemplo cópia péssima com atores nem tanto mais por Meg Ryan, menos por Nicolas Cage, o acho sem sal e sem doce, atuações comerciais nunca despi do jeito "mocinho" encarnado mesmo quando é o bad boy do filme, então este remake em minha reles opinião jamis vai superara Asas do Desejo, que melancólico, cheio de introspeção em algumas cenas, silêncios, som do vento, filosófico e extremamente lindo no preto e branco de cada cena é, com atores que desconhecidos pra mim são, mas que encenam de forma impecável, o que é aquela bailarina? aquela cena da dança? do trailer? da solidão, do fim de cada um com ou sem os "sins" da vida, nossa, amo tanto que comprei de um pirata politizado e quando posso revejo o filme ou o vídeo do youtube que tem uma banda de "moça" que tb gosto Radiohead:http://www.youtube.com/watch?v=VsNx9gPZ9X0 mas se gostar do Goo Goo Dolls banda que tb curto, prefira este vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=C73PM4LJ0z4 mas se gostar do primeiro vídeo cujas cenas é do filme Cidade dos Anjos, ignore-o por ser remake brega e sem graça (como todos são) e leia os comentários, tem de tudo, desde briga até poesia, olha achei esta aqui:"Ouvir ela me chamar de Anjo era tudo... Mas vc se foi e me deixou aqui... E eu te procuro por cada rua, cada quadra, cada janela... Mas vc se foi e me deixou aqui. Mesmo sabendo q o celular não vai chamar, eu te ligo todas as noites... Mesmo sabendo q não será lida, eu te mando a mesma mensagem de 'bom dia' e 'saudade'... Vc se foi e me deixou aqui."(crédito Mauro Domingos1)

    ou apenas prá dizer que seu post é tão lindo, que não tive coragem de escrever de assalto, sem nada assim, de pronto, então fica o comentário e a gratidão em partilhar seu dia, valeu Jeff :)

    ps: sempre bom passear todos os dias por aqui e beijo e abraço e fui o se não o feijão vai queimar :)

    ResponderExcluir
  6. Poxa Ana sem palavras para a sua mensagem aqui, uma vez no metro eu dei o meu lugar pra um senhor sentar e ele tirou um papel do bolso e me deu. Nesse papel estava escrito “só se faz algo pela vida, em vida”

    Sempre me pego pensando nisso, o quanto de vida que tenho que desperdiçar para conseguir fazer as coisas que gosto, sou refém do meu trabalho, mas sem ele não consigo fazer as coisas que me fazem sentir vivo, como viajar, ir a shows, até mesmo escrever um post aqui no blog, pois se eu não trabalhasse eu não teria a grana para comprar o computador, pagar a internet, etc.

    Mas até que ponto esse desperdício e esse aproveitamento de vida se aturam?

    Isso só me leva ao começo do seu texto, uma Lua bonita, um fato simples que lhe deu um momento tão bom de felicidade, precisamos de pouco para ser feliz, porém de muito para dar o primeiro passo.

    Bjao Ana
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir