segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parlenda Gastronômica



- ... e aí, filha, você mexe com a colher fazendo um desenho de '8' no fundo da panela, espera até que o terceiro grão pule, fecha a tampa e diminui o fogo. 

- Tá.

- Mas presta atenção que agora vem a parte mais importante: para todos os grãos estourarem e não ficar nenhum piruá, você precisa cantar, enquanto bate com a colher na tampa: 'Estoura, pipoca, Maria sororoca'. Vamos lá, repita junto comigo...

- Estoura pipoca, Maria sororoca. Estoura pipoca...



Foi assim que meu pai me ensinou a estourar pipoca, quando eu era ainda bem criança. 

Confesso que levei um bom tempo para descobrir que cantar para a Maria era apenas folclore. E mesmo ciente, não consigo evitar de ainda cantarolar mentalmente a musiquinha a cada vez que eu ouço os grãos do milho arrebentando. Não custa nada, né?

6 comentários:

  1. Pensei que fosse só minha mãe que tivesse ensinado...tbém canto a musiquinha mentalmente até hj,rs
    Boa lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia a história (não me lembro de onde, se de algum comentário ou post seu antigo), mas enfim, acho linda a relação que você tem com seu pai. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lembrança gostosa. Pipoca também me lembra minha infância. Gostava de estourar pipoca pra esperar minha mãe chegar do trabalho e comermos juntos, sentados no sofá, assistindo TV. É a minha comida preferida... e dela tb.
    Mas nunca cantei a musiquinha. :/

    ResponderExcluir
  4. Que lindo. Nunca tinha ouvido falar dessa musiquinha, mas adorei.

    ResponderExcluir