quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pour Elise

Aos oito anos comecei a fazer aulas de piano. Dona Maria Amélia era a minha professora. As aulas eram pela manhã na casa dela, na ladeira, em cima da loja de quinquilharias do marido libanês. Eu subia as escadas e lá estava ela, volumosa, ao lado do piano: não tinha sobrancelhas e no lugar fazia um traço vermelho com lápis, usava roupas floridas, se abanava com um leque. Eu me sentava tímida no banquinho do piano e então a aula começava: dó-ré-mi-fa-sol-la-si-la-sol-fa-mi-ré-dó. Depois do aquecimento, as valsinhas. Os olhos ficavam atentos tentando ler a partitura corretamente e as mãozinhas de dedos curtos tocavam desordenadamente. "Disciplina nos dedos", dizia. "Atenção ao ritmo! Toque mais uma vez! Mais uma vez! Mais uma vez! Mais uma vez! Outra vez!" Até que um relógio cuco anunciava o fim da aula: "lembre-se de estudar mais", ela advertia, "como você que tem piano em casa, não há desculpas para não estudar". E ela comentava para me provocar: "a próxima aluna, a coreaninha, não tem piano e estuda mesmo assim em casa; com fita crepe ela faz as teclas na mesa e treina o movimento dos dedos. Ela já toca maravilhosamente!". Na época, eu morava com a minha avó e ela tinha um piano. Mesmo tendo o instrumento e uma avó pianista, abandonei as aulas de piano com a Dona Maria Amélia. Faltava-me talento e, principalmente, disciplina. Nunca mais estudei música. Não consigo distinguir um dó de um ré. Nem mesmo as letras das canções eu consigo decorar. A única música que aprendi a tocar  - muito mas muito mal - com a Dona Maria Amélia foi Pour Elise, do Beethoven. Essa é, segundo o Tom Zé, a música que mais identifica São Paulo porque toca no caminhão de gás em todo canto da cidade. Para mim, Pour Elise é o hino do meu fracasso musical.



26 comentários:

  1. Que belezura de texto... não sei se choro, não se rio, não sei se cantarolo a música do gás... simplesmente uma artista completa! Parabéns Luana V!

    ResponderExcluir
  2. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/teatromunicipal/corpos_artisticos/index.php?p=1042

    ResponderExcluir
  3. Ah, que gracinha... a colega é uma grande musica! Graduada em letras e toca piano! Ah, o Pedro que não toca nada, só quer saber de beber...aiai

    ResponderExcluir
  4. Ah! A Dona Maria Amélia lembrou a minha professora de Literatura, ela também fazia sobrancelhas com lápis de olho e vestia roupas floridas.

    ResponderExcluir
  5. Minha tia também pintava a sobrancelha com um lápis.. eu sempre achei estranho

    ResponderExcluir
  6. Fiquei o dia todo esperando esse texto.... valeu muito a pena!

    ResponderExcluir
  7. Sim, a canção de são Paulo! Até me assustei quando descobri que se tratava de Beethoven. Mas, olha, realmente não consigo ouvir essa música sem pensar na Ultragaz.

    ResponderExcluir
  8. Muito triste ver que minha música virou a música do Ultragás...

    ResponderExcluir
  9. A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.

    ResponderExcluir
  10. Eu gastei aquela dinherama e vc só aprendeu uma música??????? Precisamos conversar mocinha!

    ResponderExcluir
  11. Botei a música pra tocar aqui nessas caixinhas e quase deixei o leite derramar descendo as escadas correndo pra chamar o moço do gás!Que gozado!

    ResponderExcluir
  12. Disparado, minha pior aluna! E com piano em casa!

    Depois dela, me aposentei...

    ResponderExcluir
  13. Musiquinha do gás? Rá, esse Beethoven é mesmo um deselegante.

    ResponderExcluir
  14. É, menina, ao menos nisso há consenso entre nós!

    ResponderExcluir
  15. Kochałem swoją dziewczynę tekstu.

    Afra S2

    ResponderExcluir
  16. .vixiiii te humilhava no piano chupppaaa! brasileirinha!

    ResponderExcluir
  17. Ôxe! Do que você tá falando, menina?! Eu, hein! Gente louca...

    ResponderExcluir
  18. Barrasileirros, parrem de faze isso com meu musica.

    ResponderExcluir
  19. As únicas notam que interessam são as de empenho. Aliás, esse processo do piano já passou pelo parecer da Contabilidade?

    ResponderExcluir
  20. Sem comentários, meus queridos. hahaha

    ResponderExcluir
  21. Caracas...esse post ta bombando....é disso que eu to falando meus caros 29 blogueiros!

    ResponderExcluir
  22. seu piano é a minha bola de vôlei.

    ResponderExcluir
  23. Você me lembrou eu mesmo. Bem, não tive aulas de piano quando criança, mas não consigo distinguir um dó de um ré e muito menos decorar uma canção simples e ainda erro o paranbéns quando canto sozinha.


    O seu melhor post.

    ResponderExcluir