sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sem medo de ter medo

Há alguns anos, assisti uma palestra sobre o medo. E receio que já tenha falado isso, porque talvez esteja me repetindo. Mas não tem problema, porque aprendi essa palestra era justamente sobre as vantagens de sentir medo. Em resumo, quem tem medo está vivo e quer continuar assim. Porque ele age como um mecanismo de defesa. Um sentido de aranha, se me permitem, que te coloca em estado de alerta sempre que surge uma situação de risco. Como um escoteiro deve se sentir perto de um padre.

E por que estou falando tudo isso? Claro que tem um bom motivo. Não que eu esteja tentando enfiar uma justificativa nas goelas de vocês, só pra dizer que tenho alguns medos estranhos dos quais sinto um pouco de vergonha. Se eu garantir a identificação de vocês, é claro que vocês vão aceitar melhor os meus medos. Bom, tomara.

Vidro. Sempre é o exemplo que eu falo primeiro, porque sei o quanto é esquisito. Foi bem ruim quando cortei meu tendão com caco de vidro e tive que fazer fisioterapia por um ano. Tinha acabado de começar no primeiro emprego e meu chefe não gostava de ter que me liberar duas manhãs todas as semanas pra que uma loira me lambuzasse com creme e depois fizesse massagem em mim. Mas estou me distraindo. O caso é barulho de vidro quebrando me assustava. Durou um bom tempo.

O que me incomoda até hoje é altura. Não simplesmente altura, mas lugares muito altos sem um corrimão, um parapeito, uma parede, algo em que me apoiar e que proteja. Posso subir no ponto mais alto de um prédio, desde que possa me segurar em algum lugar. Se tivesse que andar na corda bamba, acho que me jogaria lá de cima.

E o maior e mais vergonhoso medo de todos: ETs. Não o ET que parecia a Whoopi Goldberg, mas ETs cinzentos, cabeçudos e de olhos grandes. Não é o medo de que algum extraterrestre se engrace pro meu lado e queira colocar sondas em mim. Não que eu esteja torcendo por isso. Mas o que me assusta é a figura deles. Criaturas mais avançadas que eu, feias pra danar, com planos desconhecidos pra mim. O pior é que esse medo me deixar alerta não vai servir de nada no caso, digamos, de uma invasão. E eu sei que esse medo é completamente irracional. Deveria ter medo de ser assaltado, de ter meus rins arrancados do lugar, mas não. Resolvi ter medo de ETs.

Vamos lá. Sou o único mesmo?

11 comentários:

  1. Quanto a vidro, sou tranquilo!
    Quanto a altura, hoje superei!

    Trabalhei numa empresa, que me "obrigava" a estar no alto do prédio, para pintar os canos (tubulações) de água, ar e gás!
    Mas é claro!
    Estava sempre bem amarrado, com toda a segurança dos EPI's!

    Agora, quanto aos ET's, vivo matando um monte deles, nos games que jogo! Rsrsrs!

    Sussa, champs!

    But remember... "The truth is out there!"

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Nossa e aquela vez que passaram uma autópsia de um ET na televisão?! Gente do céu!
    Adriano, seu humor é o que há!

    ResponderExcluir
  3. Diz a lenda que esses ets são os greys,e eles são ruins,então é bom ter medo mesmo...mas eu nunca vi,então não posso confirmar..
    Quanto ao medo tem uma história da escritora Isabel Allende,quando ela tinha 15 anos ia a um baile e na hora desistiu,então o avô perguntou porque ela não queria ir e ela disse que era porque tinha medo,o avô convenceu ela a ir e disse-Quando chegar ao baile,lembre que está morrendo de medo e olhe para todos,eles tem mais medo do que você.
    Para mim isso define a tragédia humana na Terra,não conseguimos superar o medo,os traumas,a rejeição,mas fazer o que?Faz parte da viagem,caso alguém queira mudar de planeta aqui na Rua Augusta tem uma loja(acho que tinha) de ets, e eles vendiam um adesivo,com um símbolo,dai você coloca na tua janela e os ets vem te buscar,é um aviso de que você topa ir embora com eles...não aconselho,mas se alguém quiser,está a venda.

    ResponderExcluir
  4. "Criaturas mais avançadas que eu..."
    Isto me lembra uma reflexão que tive junto a um grupo de pessoas, vendo aquela matéria da fotógrafa que, durante 2 anos (e ainda continua) fotografou um "lanche feliz", no qual nem as bactérias se atreveram a tocar...
    Acho que tá ai, estas bactérias são muito mais avançadas que nós, pois elas sabem se alimentar, rs

    ResponderExcluir
  5. gostei da idéia do blog... como sou muito ligada à arte, não pude deixar de relacionar aos 30 Valérios... um ótimo time, parabéns!

    medo, eu? como qualquer nerd de respeito, seo de "sair de casa".

    ResponderExcluir
  6. Medo de ET não, porque "acho" que não acredito. Ou talvez queira acreditar que não existem pra não sentir esse medo que você sente. Whatever! Mas, se por acaso, existirem, prefiro não conhecê-los. Medo mesmo só tenho de ser assaltada e levarem minha identidade. Porque pra tirar a segunda via demora pra caramba.


    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  7. não se sinta sozinho no mundo! tenho medo de gente, et e dinossauro. SIM, dinossauro. odeio ter pesadelos com eles...me fazem correr um tanto.

    ResponderExcluir
  8. Rafael, olha só o que encontrei na internet tempos atrás. Aparentemente as bactérias querem, sim, mas tem algumas coisas que nem elas aguentam.

    http://www.youtube.com/watch?v=8uHxRwQqWFo.

    ResponderExcluir
  9. Hindira, assista Paul, o Alien Fugitivo. Ou algo assim. Peguei esse filme semana passada e foi bem mais divertido do que incômodo.

    Bárbara, por dinossauros eu sinto mais admiração do que medo. Exceto pelo dilofossauro, naquela cena do primeiro Jurassic Park em que ele ataca o sujeito dentro do jipe.

    E Mai, tive que tirar a segunda via da identidade há uns quatro meses. Foi facinho. =]

    ResponderExcluir
  10. Todos devem temer a sonda anal do ETs, se ela existe eu tb não sei, mas prefiro não saber.....nesse caso, pode-se dizer que quem tem C* tem medo!

    ResponderExcluir
  11. tenho pânico de cobras. e um pouco de medo de andar de bicicleta. mas meu namorado me fez perder um pouco desse último, quando alugamos bicicletas no Uruguay e andamos quilômetros em cima delas. agora estamos pensando até em comprar duas dobráveis! ;)

    ResponderExcluir