quinta-feira, 23 de agosto de 2012

México 2 x Brasil 1

Tive um treinamento na Cidade do México no começo do mês passado e consegui esticar um pouco e conhecer essa cidade incrível.
Durante a semana fiquei hospedada no Camino Real em Polanco, um hotel bem bacana com piscina, academia e tudo que tenho direito mas não pude aproveitar por causa do curso. Consegui caminhar pela região à noite e o bairro é bem movimentado com bares, restaurantes e muita gente bonita se exercitando no imenso  Bosque Chapultepec. No final de semana fiquei no Hostal Centro Histórico Regina, o lugar mais barato que encontrei na internet e fiquei surpresa com a limpeza, o silêncio e a tranquilidade do lugar. Fiquei em um quarto misto, mas me senti muito bem. Internet free, lençóis e toalhas brancos e cheirosos, uma localização incrível, muito bem frequentado e um atendimento fantástico. Super recomendo.
Passei a final da Libertadores lá e não encontrei ninguém para dividir a ansiedade do jogo. Fiquei horrorizada, como assim um povo que não liga para futebol? Desconfiei, alguém que não gosta de futebol não pode ser boa pessoa. 
Mas eles me conquistaram pelo estômago. Tacos, chili, churros, chili, doritos inferno, chili, mezcal, chili, tequila, chili, água de jamaica.. Já falei chili? É absurdo como eles adoram chili, até os doces tem pimenta, mas é uma delícia. No Mc Donald´s tem catchup, picles e aquela pimenta verde cortadinha para ser servida à vontade no salão. Coisa de Deus. 
Falando Nele, a Catedral de Guadalupe é parada obrigatória pra quem visita a cidade. É bem pertinho e lembra muito a Catedral de Aparecida, linda e mágica, cheia de histórias de milagres.  
No sábado consegui um guia (há vários na praça de Zócalo, mas eu indico o meu japonês de cabelo azul ) e fui para as pirâmides. A viagem demorou mais ou menos uma hora numa estrada muito boa. Por mais ou menos 30 reais você recebe um ingresso para toda zona arqueológica de Teotihuacan. O lugar é simplesmente incrível, com museus, pirâmides atrações e uma aula de história e de civilizações. Um passeio no tempo, impossível não imaginar os Teotihuacans em seus rituais e não ter uma teoria maluca para seu desaparecimento. 
No domingo caminhei pela praça Zócalo, passei o dia na Liverpool e na Palácio de Hierro, duas lojas de departamento. Os preços não eram muito diferentes do Brasil, mesmo assim não resisti e comprei mais do que devia.. 
Uma dica é levar dólar ou peso mexicano. O único lugar que consegui trocar reais foi em uma casa de câmbio no aeroporto. Aliás, outra coisa que eu adorei foi o aeroporto deles: enorme, limpo, claro, bem sinalizado, organizado. Será que um dia chegaremos perto disso?
A cidade do México entra para a lista de cidades que moraria. Não sei se foi amor à primeira vista ou o Mezcal (alíás, muito melhor que a tão famosa tequila), só sei que já estou com vontade de voltar... 

6 comentários:

  1. É muito gostoso viajar, mas nada é melhor do que voltar.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, Camila! Eu quero conhecer o México há um tempão. Quando for, imprimirei esse teu post. Hehe

    ResponderExcluir
  3. Que delícia ter viajado contigo, nesse texto!

    Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a Cidade do México não é uma cidade de três dias,precisa de meses para ser conhecida e como todos seus lugares tem suas `quebradas´.
    Tem um lugar no centro,perto do metro Chapultepec que se chama Ciudadela,é um mercado,uma cooperativa indigenapara comprar artesanato,mas tem coisas incríveis a preços inacreditáveis,a prata de lá é uma das mais baratas do mundo.
    E lá para o norte da cidade,por Naulcalpan,tem umas outlets,maravilhosas de lojas finas,como o Palácio de Hierro,que é caro,mas a outlet deles é um sonho,vale a pena,sempre é bom fugir de lugares muito famosos,porque cobram demais.
    E tem Xochimilco,a famosa Veneza mexicana,voce vai no barquinho,atravessando uns rios por lá,é muito legal.
    E também vale a pena visitar bastante os Walmarts da vida,porque os americanos ficam enjoados e mandam as coisas para lá,então os perfumes importados ficam ali perdidos,com preço de banana,e aquelas velas americanas e o moleton deles,a roupa de algodão dos americanos é boa demais,ai fica lá jogada no supermercado,a preço de nada.
    Enfim,me estendi no assunto,mas eu morei um época lá e não recomendo a ningué morar lá,só se for inimigo,ai eu até ajudo na mudança,mas para visitar existem poucos países que valem tanto a visita como o México,até porque tem um lance energético muito grande.Mas só pra visitar....

    ResponderExcluir
  5. Ain, Iara, porque eu não te conheci antes??

    Márcio, fico feliz que tenha gostado do post!

    Tatiana, quado você for me avise, tenho outras dicas.. e fale com a Iara, que me deixou com mais vontade de voltar...

    Camila Marin

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem Camila,se for de novo me avise e te passo mais dicas....lembranças da minha vida mexicana,trabalhei um tempo por lá em uma emissora de notícias...mas este ano não é boa ideia voltar até dezembro,é melhor esperar até janeiro,porque tem um monte de lendas maias sobre mudanças e o México infelizmente está na mira,o Brasil não,mas eles estão passando por muitas coisas ruins,que não merecem,mas tudo bem, a gente volta!bj

    ResponderExcluir