sábado, 12 de maio de 2012

Ex my love ? Não sei o que é isso,mas é Brasil !

Televisão não educa ninguém em nenhuma parte do mundo.Nem é sua função.
Difícil descrever para o que foi inventada, mas a educação não é seu forte.
Mesmo assim é um recurso disponível e isso deveria ser levado em conta.
Fora do sudeste existe um Brasil imenso, onde muitas crianças ainda não vão a escola ou tem que esperar a cheia do rio descer para poder ir.
Educação no Brasil é um luxo para poucos, considerado uma coisa supérflua.
Bom mesmo para o governo é negociar com empresários, latifundiários, e não perder seu tempo com escolas e crianças que precisam estudar ,já que isso não traz lucros imediatos .
Já que estudo é luxo a televisão endossa essa idéia.A novela das sete, ``Cheias de Charme ´´ segue uma lógica previsível.Com um bom elenco,afinado,um bom texto, e concentra na história de três empregadas domésticas e suas dificuldades.
Uma delas, Penha ,teve que sair do emprego porque o patrão tentou agarrá-la,coisa que acontece demais,principalmente quando são meninas que chegam do interior, sem ninguém por perto, totalmente indefesas e caem no mar de tubarões.
Outra doméstica, Rosário,vive sendo humilhada e maltratada pelos patrões e a outra Cida é menor de idade, trabalha em uma casa desde pequena, quando a mãe arrumadeira morreu,a família manteve ela na casa,mas sempre a explorou.
É impossível pedir para uma emissora seguir essa linha de pensamento,mas neste caso já há na história elementos reais que acontecem com milhões de meninas,seria uma boa idéia seguir esse caminho e tentar mostrar um pouco mais da realidade.
Mas para que ver a realidade na televisão se todos vivemos ela ? Ninguém quer sofrer duas vezes.
Sendo assim quem escreve a novela teve uma idéia brilhante.Rosário chama as duas amigas,Cida e Penha,para passar a noite na casa da patroa,elas usam a roupa da patroa, a maquiagem e acabam frente a uma câmera de vídeo cantando.Aquilo vai parar na internet e elas ficarão ricas e famosas.
Sei que isso acontece na realidade, mas é um dos recursos mais miseráveis que eu já vi.
Para que estudar ?Para que mostrar a uma menina do fundão do Brasil como se defender legalmente se for atacada por um patrão ou humilhada?Por que um autor colocaria uma doméstica estudando, melhorando a vida a custa de muito estudo e dedicação, conhecendo novas idéias e percebendo o quanto é explorada ? Por que um autor faria isso ?
Uma novela é feita para divertir.O ibope alto indica que sou a única reclamando,tá todo mundo adorando as domésticas que vão virar uma Ivete Sangalo.
Mas não existe nada sem mensagem, muito menos uma novela.Essa é a mensagem?Continuem limpando as casas,mas sonhando em ser ricas e famosas ? Não invistam em vocês,não estudem,não se preparem ,esperem melhor a sorte, aquela que vai buscar cada um de nós na hora certa.
Essa novela deve ser uma resposta ao Fantástico,que recentemente mostrou uma reportagem dizendo que o serviço de doméstica está com os dias contados, já que as meninas hoje querem uma vida melhor.
A classe média e alta deve ter surtado,daí colocam essa novela,pedindo entre aspas para que as meninas continuem limpando e sonhado,vai que um dia dá certo virar estrela e casar com o Luan Santana,mas até isso acontecer,por gentileza fazer o serviço da casa e ser explorada sem reclamar.
Que o serviço de domésticas comece a diminuir é uma coisa para se comemorar,porque no Brasil nunca existiram domésticas,são escravas disfarçadas, que dormem  no emprego,são exploradas,mal pagas e muitas maltratadas.
Tudo que irrita a classe média vira uma bomba,questão de tempo.Eles não querem as meninas estudando,nem superando a barreira social.Querem elas na cozinha, com o rádio ligado e suspirando com dias melhores.
Longe das faculdades,mas sonhando, enquanto lavam os banheiros.A novela vem apenas para apoiar o pensamento da classe alta e média em relação as empregadas.Tudo bem brincar com as roupas das patroas,mas limpem a casa e sua vida só vai mudar com um golpe de sorte enorme,não adianta estudar, nem procurar outra solução,a vida só muda assim quando alguma coisa incrível acontece e você tem que esperar ela acontecer.Enquanto isso, sirva o jantar e agradeça a Deus,porque seus patrões são muito bons, pessoas de bem, que te deixam cozinhar de rádio ligado.

3 comentários:

  1. Iara,

    parabéns pelo post, me prendeu e li todo hehehe. Uau, excelente coesão e cá pra nós, o que você disse é uma verdade, porém, estudo é fundamental mas não é garantia absoluta de uma vida melhor.

    A sorte ou o golpe de sorte ou a cartada de sorte possuem um valor alto nesta arrancada profissional.

    Mas em terra onde o estudo é luxo, quem tem análise crítica dá xeque mate.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Que texto sensacional!
    Maravilhoso!
    Não suporto novela, por isso, nem fazia idéia de que se tratava disso!
    Mas olha... Uma delícia ler as verdades que você postou!
    Parabéns e aquele abraço!!!

    ResponderExcluir