segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Epifania olfativa

A felicidade é pra mim uma combinação de cheiros: cheiro de cloro de piscina, cheiro de fusca e cheiro de própolis de abelha. Na infância, esses três cheiros se juntavam de forma mágica e senti-los era então o que havia de mais feliz. Nessa época, eu fazia aula de natação na escolinha do tio Clóvis. A mãe me levava e nadava comigo. Só que a mãe estava barriguda do irmão mais novo e conforme a barriga da mãe foi crescendo, ela dizia que não podia mais nadar e ela ficava fora da piscina me observando. A piscina era tão grande e eu me sentia tão orgulhosa de nadar sozinha, sem a mãe, que eu até me esquecia que estava usando bóias. No final da aula, a mãe me secava e me vestia com o roupão que tinha o meu nome bordado. Eu colocava os chinelinhos e saía cheirando a cloro, bem forte. Aí eu seguia ansiosa para o fusca amarelo da mãe e quando ela me colocava no banco traseiro, a expectativa era enorme. Ela se sentava no banco do motorista e de repente se virava com aquela que era a minha medalha de ouro da natação: a mamadeira de bico vermelho enrolada no pano de prato, ainda morninha, adoçada com mel e própolis de abelha – era o sabor mais cheiroso do mundo. Eu mamava com gosto, deitada no banco, olhando pelo vidro o céu e imaginando seres fantásticos nas nuvens. Inebriada pelo cheiro triplamente cheiroso, eu adormecia em um sono profundo. Pouco tempo depois, a mãe vendeu o fusca amarelo, eu parei de frequentar a escolinha do tio Clóvis e tive de abandonar a mamadeira, mas os cheiros não se dissiparam da minha memória. Até hoje sinto o coração agitado quando vou à piscina, entro em um fusca ou tomo leite com própolis. Infelizmente, o destino nunca mais combinou esses três cheiros pra mim.   
Da série Horta de Substantivos Abstratos

6 comentários:

  1. Vocês dois são os maiores puxa-sacos! Eu poderia copiar e colar um trecho da lista telefônica e seria capaz de ainda comentarem positivamente... hehehe gracias, gracias!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, fiquei pensando nos cheiros da minha infância também.

    ResponderExcluir
  3. Seu post me fez lembrar que felicidade existe. Bom demais.

    ResponderExcluir
  4. bom era ir no chiqueirinho do fusca. =)

    ResponderExcluir