quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Irmãos

Acho uma puta sacanagem gente que quer ter, tem, um filho só. É ser no mínimo muito egoísta. É ter um filho para suprir necessidades biológicas, culturais, ou sei lá o que, mas ele que se dane daqui uns 20 anos. Já pensou você e seu companheiro(a), velhinhos, com artrose, esclerose, alzheimer, e um único ser para carregar todo esse peso nas costas? E quando você morrer? Ele vai ficar sozinho nesse mundão de meu deus?

Sei da super população, do esgotamento dos recursos naturais, do preço da educação hoje em dia, de pequenos consumidores que exigem dos pais o céu de presentes, sei e penso sobre isso tudo, mas acho sacanagem ainda. Uma puta sacanagem.

Acredito que a convivência com irmãos é muito mais importante para a formação da sua identidade do que a própria convivência com os pais. Os pais trabalham (cada dia mais), os pais chegam cansados e dormem em outro quarto. É com seu irmão que você divide o medo do escuro, assiste desenhos na TV, brinca de carrinho de rolimã na garagem, passa manhã, tarde, noite, faz dever de casa, brigadeiro de panela e quase põe fogo na casa fazendo pipoca.

Meus primeiros discos e CDs, por exemplo, foi meu irmão que me mostrou. Os primeiros bailinhos que eu fui, fui vestida com roupas da minha irmã. Claro que a gente se estapiava por um danoninho, um controle remoto, mas hoje, lembrando de todas as coisas que já vivemos, posso dizer: os filhos únicos que me perdoem, mas ter irmão é fundamental.


* foto do meu irmão Rodrigo, tirada enquanto testava o flash na aula de fotografia que estamos fazendo juntos.

9 comentários:

  1. Pais: a melhor coisa que vocês podem dar aos seus filhos são irmãos!

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente! já encaminhei poro meu irmão =)

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, tanto que defendi a mesmíssima ideia aqui: http://marcelo-antunes.blogspot.com/2011/09/os-irmaos-karamazov.html

    :)

    ResponderExcluir
  4. Você está fazendo curso de fotografia?

    Puta! Que inveja danada...desculpe, não vou pro céu desse jeito, é pecado, eu sei, eu sei, mas olha sem a minha câmera minha vida (novo projeto/bolsa) tá f#D# !

    Tá irmão é o bem mais precioso mesmo quando te ferra toda. Ok, admito, eu gosto tanto, tanto e tanto do meu.rsrs

    Gostieiiiiiiiii :))

    ResponderExcluir
  5. Morro de pena de pessoas que não tem irmãos ! Não tem preço a cumplicidade e saber que aquela pessoa divide a vida com voce, que é a única pessoa no mundo que sabe tudo o que voce passou desde que nasceu.
    Se eu não tivesse irmãos, teria sido uma jornada mais pesada...inclusive para falar mal dos meus pais de vez em quando...só meus irmãos sabem do que estou falando...é a melhor coisa do mundo ter alguém por perto desde o começo..

    ResponderExcluir
  6. Ter irmão é fundamental!!!
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir