segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Moranguinho

Decidi me render a uma brincadeirinha do Facebook em homenagem ao Dia das Crianças. Pelo puro prazer da nostalgia, claro. Até dei umas boas risadas com quem queria discutir como a foto de um personagem de desenho no perfil poderia combater a exploração infantil, entre outras babaquices. Era uma foto só para matar a saudade. E eu matei.

Quase tasquei o Gato Guerreiro, porque eu era fã de carteirinha do He-Man. Mas não. Teve outra personagem mais marcante na minha infância. E tão marcante foi que povoou minha festa de 1 ano, a primeira de muitas superproduções elaboradas pela minha mãe.

Embora Moranguinho tenha me homenageado, nunca tive a boneca. Talvez por isso eu era tão fissurada pela sua imagem. Talvez por isso, ou nem pensando nisso, meu pai se aproveitou da minha inocência e me contou uma história igualmente inocente. Disse que sabia onde morava a Moranguinho. Era uma casa na rua Ernesto Beuter, bem no Centro da nossa pacata cidade. Uma casa azul, com janelas brancas, decoração singela, com detalhes trabalhados na madeira e um jardim de flores coloridas e árvores frondosas. Casa de boneca.

Acreditei piamente nisso. E toda vez que meu pai fazia menção de sair eu chorava para ir junto e ver a Casa da Moranguinho. Ele estacionava o carro do outro lado da rua e eu ficava por longos minutos contemplando a casa. Era um dos meus grandes prazeres de criança.

Nunca vi a Moranguinho. Hoje tem uma grande loja de móveis construída no lugar. Queria que a casa ainda estivesse lá, para poder bater na porta e agradecer ao morador por ter tido uma casa tão bonita, que alimentou minha fantasia. Sou uma das poucas crianças do mundo que conheceu a casa do seu ídolo. Por mais que seja uma casa de verdade abrigando um desenho e que isso não faça sentido algum, eu tive sorte. Tenho sorte de ter vivido num tempo em que a gente não precisava fazer sentido. Tenho sorte de ter a imaginação a meu favor. Tenho sorte de ter tido um pai paciente aguardando que minha imaginação viajasse em coisas sem sentido.


7 comentários:

  1. Eu fui um dos chatos que não se rendeu à brincadeira. Mas confesso que me divertir ao ver, nos perfis dos meus amigos, desenhos que eu amava e tinham caído no esquecimento. Mas fazer o quê se eu tenho uma fama de 'do contra' a zelar, né?

    Ps: Minha festa de 2 anos tb foi temática da Moranguinho e eu tinha ela e mais uma 'amiguinha boneca' de pêsssego acho, da coleção. Até hoje, quando sinto os aromas artificiais das frutas, me lembro dos cabelos das bonecas, que tinham o mesmo cheiro.

    ResponderExcluir
  2. Você teve a honra de conhecer a casa da moranguinho e a honra de ter um Papai Noel que sempre deu importância à imaginação. =D
    Lindo, Tati! *-*

    ResponderExcluir
  3. Gostava muito da Moranguinho, tinha a boneca e taus. Lembro do cheirinho dela. Dia desses mencionei ela em post aqui do site:
    http://blogdas30pessoas.blogspot.com/2010/04/porque-no-meu-tempo.html
    Ah! sobre a campanha no fb, acho que esse tipo de ação ao menos faz com que o assunto, qual seja, a violência contra criança, seja colocado em evidência. Levanta a bola para alguma discussão a respeito, o que, na minha opinião, já é válido.

    ResponderExcluir
  4. Olhaaa. E eu até comentei esse texto. Não lembrava dele, não mesmo. Rs A personagem é a mesma, o enfoque bem outro. Quantas divagações rende a Moranguinho. Hehe Ah, quando procurei fotos da minha/nossa Moranguinho, encontrei muitas dessa repaginada.
    Sabe que não vi nenhuma discussão ser levantada por causa das fotos no perfil? A não ser discussões sobre se isso mudaria ou não o futuro da humanidade, aquelas idiotices superficiais de sempre. Mas sei lá, pode ser que meus contatos não sejam muito engajados. Haha

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Então Menina, eu tive um surto de indecisão. Simplesmente não consegui trocar por gostar demais de desenhos.

    Vários, vários, assim ó:Tiny Tools, He-Man, Popeye, Smufs, X-men, Muppets baby, Frajola, Cavaleiros do Zoadico, Tio Patinhas; Pinky e Cerebro, Cavalo de Fogo, Eu souuuuuuuuu SHE-RA attataatattattatará e sai coisas coloridas da espada, ai meu deus é brisa demais...e etc.

    Só por isso não troquei, haja troca pra tudo não!

    É como sempre o povo causa, incrível, nem uma manifestaçãozinha sem intenções de mudar o ECA, O ESTATUTO, OS DIREITOS, mas apenas trazer a lembrança, a conversa (veja eu nem disse trazer a discusão rs)algo que o povo só lembra quando vê assassinatos, maltratos, abandono, exploração e abuso sexual etc divulgado pela mídia. Era pra rememorar isto e os bons tempos, que todos um dia foram crianças. E quem nesse mundo não gosta de desenhos meu deus? O que são as salas de cinema lotadas quando tem algum lançamento de desenhos, pais e filhos, OS PAIS gargalhando mais do que os filhos.Certa vez fui e tinha mais adultos do que crianças, tá era a sessão das 21h mais tinha ué. Era prá isso e o povo causando, tinha gente parindo um alienígena, não era nem filho, tamanha IGNORÂNCIA ao tratar e colocar o mau humor do cão nos negocinhos prá curtirem ou xingarem.

    Pois é são os pseudos- revolucionários ou é pseudos-reaceonários? Fiquei confusa.

    Ah, eu adorava o gato guerreiro :))
    ARGHHHHHHHHHHHHH,isso era o miau dele ahhahahahhahahhahah

    ResponderExcluir