sexta-feira, 6 de maio de 2011

Respeito.

E aí pessoal do Blog 30 Pessoas? Bom, como eu tive que entrar correndo para o post desse primeiro mês, vou deixar aqui um texto meu bem recente, na verdade escrito ontem, porque não tive tempo de preparar algo especial. Pra quem não me conhece, sou cinéfilo dedicado e fã de música ao extremo. Especialmente música pop. E, como vocês já devem saber, ontem, sob a esperada chuva de críticas, saiu “Judas”, obra daquela que é, na minha humilde opinião, a grande artista pop do nosso século: Lady Gaga. Não me importo com as críticas. Só não gosto de julgamento precipitado. E é pra algumas dessas pessoas cheias de preconceitos que vai o texto abaixo. Veja bem, não é para todo mundo que não gosta de Gaga ou não gostou de “Judas”. É só pra certos argumentos. Se a carapuça servir… Façam bom proveito e até mês que vem. (:

Só é respeitado quem respeita. Eu não queria lavar a roupa suja nem aqui nem agora, mas foi você quem a sujou, e já é ruim o bastante que eu tenha que ser aquele que vai limpá-la. Então vai ser do meu jeito. Antes de qualquer coisa, deixe-me contar sobre mim mesmo um pouquinho: a coisa que eu mais desprezo nesse mundo cheio delas se chama preconceito. E não só comigo: tomo as dores dos outros, mesmo! Eu não me importo que você desaprove o comportamento de alguém, as escolhas de vida de alguém, mas liberdade acima de qualquer coisa. E por mais que você não concorde com alguém, esse alguém tem a mesmíssima liberdade de expressão que você, e o seu Deus (que é também o meu, lembre-se) deu a ele o mesmíssimo livre arbítrio.

E pode ser que não para você, que não as viver, mas pergunte por aí e você vai descobrir que toda forma de amor vale a pena, sim. O amor é algo belo demais para caber num livro de regras. Amor não se dita, não se prende, não se julga (por favor, ênfase no ‘não se julga’): amor se vive, se sente, e jamais se explica. Então não saia por aí dizendo o que é certo e o que é errado, o que é amor e o que não é. Você, em toda sua vida, assim como eu e qualquer outro ser humano, vai ter ou já teve a sorte de conhecer muitos tipos de amor, mas nem o boêmio mais sábio do mundo vai poder chegar perto de dizer “eu sei o que é”. Porque o amor é muitos em um. É um infinito dentro de outro, e mais outro, e mais outro… E quem é alguém para dizer que conhece o infinito?

Então, talvez seja isso que eu queira dizer: que fingir se conhecer e estar seguro de absolutamente tudo é uma enorme besteira. Eu às vezes me surpreendo com as linhas na palma da minha mão, que dirá com os recônditos do meu espírito. Não diga “sou forte”, porque isso te faz um fraco por não ter admitido a própria fraqueza. Ao contrário, brade com orgulho: “eu erro!”. Só se admitindo frágil você é capaz de encontrar alguma resistência as agruras do mundo. E deixe que ele atire suas pedras: antes um homem massacrado pela própria honestidado do que um sobrevivente mentiroso.

Eu lhe pergunto: quem queres ser? Seu (nosso) Deus, cuja língua não mentir nem quanto as próprias fraquezas, e acabou crucificado? Ou Judas, o mentiroso recompensado? Então pare, pense, veja, forme uma opinião, mas acima de qualquer coisa, respeite! Todo mundo tem direito a se expressar, inclusive você. Inclusive ela. E inclusive eu.

Lady-GaGa-Judas

14 comentários:

  1. Mas hein?!
    Quem postou o que teve a resposta?!
    Não entendi! Rsrsrs!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. HAHA, acho que eu não me expliquei direito, na pressa, Márcio... me desculpe. A verdade é que, por ocasião do lançamento do clipe ontem, eu li muitas criticas infundadas a Gaga, sobre como o o clipe era subversivo, ou anti-cristão. O que eu quero dizer com o texto é que não se deve julgar sem entender. Porque não foi uma mensagem anti-cristã a que Gaga quis passar. Como ela mesma disse "não é uma tese religiosa, e sim uma tese sociológica". E como eu já tenho visto muit falta de respeito a liberdade (de expressão e de escolha) nesse mundo, saiu um desabafo. Me desculpe pelo mal-entendido...

    Mês que vem prometo um texto mais embasado. Fiz esse bem na pressa mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro desabafo, eu percebo! Parece mesmo que, como você mesmo disse, você toma as dores dos outros. O mais curioso nos desabafos é perceber o quanto eles são carregados de ideologia - a cada novo parágrafo, uma amostra de como você pensa.

    Achei interessante a correlação da artista, de sua música e da religião, ainda que eu ache que qualquer argumento deva ser laico, haja vista que eventualmente podem surgir contradições na retórica: há diversas religiões que apregoam diversas teorias religiosas e, por se tratar de questões dogmáticas, não podem ser tomadas como falsas; supondo que eu seja meu próprio Deus - e, por consequência, sejam também o seu Deus (afinal, você afirmou que o meu Deus é também o seu) - e também sabendo que eu não concedi a você nem ao ele a quem você se refere em seu texto qualquer liberdade de expressão, como a sua afirmação se prova verdadeira?

    Agora estou refletindo a respeito.

    ResponderExcluir
  4. homem q gosta de l gaga pra mim é viado

    ResponderExcluir
  5. Retoricamente o LuEs tocou num ponto interessante! Mas meu desabafo é mais humilde um pouco. Como Gaga mexeu no vespeiro católico em "Judas", muita gente se revoltou com isso, se escandalizou com a suposta anti-cristianização do clipe. É para essas pessoas que eu dirijo o meu texto, que por si só é também um jogo de lógica, não?

    Os comentários aqui são ótimos! Estou realmente gostando. Uma pena que meu texto dessa vez foi um pouco mal-direcionado. E quanto ao comentário do Pedro: bom, a carapuça do meu texto provavelmente serviu.

    Abraços a todos! Obrigado pela boa recepção!

    ResponderExcluir
  6. E Caio Coletti se destaca mais uma vez!
    Vi um post seu no twitter sobre a disparidade entre o número de visitas e o numero de criticas no video de judas no youtube ontem e pensei: Só mesmo o Caio para perceber isso e comentar de imediato. estava esperando que vc se manifestasse. E que manifesto! É o leão defendendo a liberdade de expressão.
    Apoio totalmente.
    e Viva Gaga!!!
    Parabens pela estréia.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Bones! Eu sempre vou defender Gaga e qualquer outro artista que enfrente julgamento sem fundamento. Sempre.

    Abraço, querida!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tem uma música que diz que "consideramos justa toda a forma de amor..."

    Em relação a Lady Gaga, prefiro a Thalia...

    Gostei do jeito que vc escreve

    Abraços

    Alexandre
    http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo, Alexandre, "toda forma de amor". Inclusive a de fã para ídolo, que eu já vi desrespeitada muitas vezes, infelizmente. Conheço muito pouco da Thalia... E obrigado pelo comentário. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Ah, é claro que a Lady Gaga tem os méritos dela, afinal ela está onde ela está. Mas se meu filho fizer arte, pode ter certeza que vou dizer que se ele não se comportar, a Lady Gaga vem buscar ele pra fazer sabão.


    Seja bem vindo, Caio!

    ResponderExcluir
  12. muito bom! e ontem minha mãe veio me perguntar se eu já havia visto o clipe... hahah. tempos mudernos!

    ResponderExcluir
  13. Gosto da Lady Gaga, mas detestei Judas. Nem tanto pela mensagem, pela briga com a igreja, etc, foi mais pelos exageros dela. Sei lá, não me agradou.

    Opiniões, como vc disse... não precisamos aceitar/concordar, apenas respeitar.

    E gostei da tua estréia.

    ResponderExcluir