domingo, 19 de dezembro de 2010

Não venham

Sou nascida e criada em Salvador e é com muita dor no coração que venho dizer a qualquer pessoa que deseja conhecer a cidade de todos os santos, encantos e axé: não venha.

Sem querer parecer pedante, nós temos potencial para ser uma das cidades mais bonitas do Brasil (do Rio de Janeiro ninguém ganha, hehehe). Além das belezas naturais (50km de praia), temos construções e bagagem história magníficas (fomos a cidade mais importante do país por 300 anos) e uma cultura particular e deliciosa. O que não temos? Todo o resto.

Quem vier a Salvador hoje não vai se deparar com um lindo mar azul, cultura verdejante e calorosas boas vindas. Vai dar de cara com uma cidade que, literalmente, fede, tem alta densidade de lixo no chão, sistema de transporte público caótico, violência crescente e trata o turista de maneira agressiva e predatória (é mais fácil ganhar na megasena do que ir a um ponto turístico e não ser incomodado por pelo menos uma criatura vestida de baiana, um falso guia e um pivete).

Por essas e outras, recomendo a todos que desejam vir a Salvador nessas férias que guardem seu sonho numa caixinha e esperem. Prometo dar notícias quando as coisas melhorarem. Até lá, dêem preferência a cidades que tenham prefeito, onde não seja normal e cotidiano as pessoas urinarem na rua, onde existam lixeiras públicas e coleta de lixo regular, onde os engarrafamentos não sejam tão intensos e a população saiba tratar o turista de maneira cordial e respeitosa. Por enquanto, não venham.

8 comentários:

  1. É, imagino que seja mesmo difícil essa situação. Acho triste quando uma cidade ou lugar começa a ser depredado de tal modo que se torna insustentável visitá-lo (a). Não acredito, porém, que os turistas pararão de ir - penso que irão sempre, mesmo que haja alguns problemas.

    Eu já não tinha vontade de ir pra Salvador, depois desse post minha vontade diminuiu consieravelmente.

    ResponderExcluir
  2. A cidade é linda, o prefeito é uma merda.

    Pra quem quer vir, sugiro que tenha um amigo aqui. Alguém que conheça a cidade e apresente as coisas legais(temos muitas!)

    Alguém que saiba andar no pelourinho, que te leve nos arredores maravilhosos(vale a pena conhecer arembepe!)

    Acredito que toda cidade seja assim. Difícil quem n sabe nada não passar apuros.

    Fiz um tour pelo sudeste em outubro. Rio , BH e Sampa.

    O rio de janeiro é lindo em alguns pontos. Eu que fugi do tradicional, achei uma droga. Tudo muito sujo, os taxistas cobrando preços abusivos as pessoas sem cordialidade alguma.

    Este não é um mérito de Salvador não. Nem do Rio.

    Quer ir, vá. Eu recomendo todas as cidades nas quais estive. Apenas conheça um "nativo"

    Axé!

    ResponderExcluir
  3. Parece que eu vi o retrato de SP descrito aqui no post...

    ResponderExcluir
  4. poxa, gostei tanto quando fui

    ResponderExcluir
  5. Acontece. Tou gostando tanto do Rio. Quero gostar de Salvador. Mas sabe que isso de ter um amigo no local eh de fato a melhor coisa?!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo Salvador, mas sou obrigada a concordar com você.
    Lembro que me assustei a primeira vez que fui ao centro e juntaram uns 6 meninos tentando colocar fitinhas do Bonfim no meu pulso. Como boa paulista, saí correndo de tanto contato físico, mas depois me acostumei..

    ResponderExcluir