quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que você aprendeu na escola?

Quanta coisa uma criança aprende em dez anos?
Muita.

Quantas na escola?
Muitas.

Ta, mas com exceção do recreio, da entrada e da saída. Quanto?
Hum. Quase nada.

Pois é. Pense em seus 8, 10 anos de idade. O que você aprendeu e não esqueceu mais? Eu aprendi que chutar de chapa faz a bola ir no canto, que dá pra fazer uma zarabatana com caneta Bic, que mandar bilhetinho para a Bruna fazia as amigas dela rirem da minha cara, que não era boa ideia brigar com o Alessandro que era repetente, que dar peteleco bem na ponta da orelha doía mais... estas coisas da vida. Tabuada não é vida.

Mas de vez em quando, assim quase nunca, a gente lá sentado ouvindo o blón blón blón que não acabava, uma manhã demorava mais que uma semana pra passar, no meio daquele nada, assim, pá!, de repente a professora dizia algo aprendível. Era raro, mas nos enchia de luz, era como se abrissem as janelas emboloradas e o Sol entrasse em nossas cabeças. Aquelas coisas que você não esquece nunca mais.
Coisas que aprendi na escola:

Existem bactérias em você
Como assim? Serezinhos se mexendo embaixo da minha unha? Mas eu não vejo! Não ouço! Demais, as bactérias.

Atravessar a rua em diagonal
Foi uma aula de Educação no Trânsito. Para não ser atropelado, você primeiro cruza a rua para o lado, e depois cruza a outra rua, para a frente. Faz um L, apesar do caminho mais curto ser a diagonal. Genial!

O mundo é redondo
Esta é demais. A Tia Leonor explicou e na hora lembrei daquela vez na praia, eu tinha 5 anos e saí correndo em direção ao Sol que se punha, enlouquecido, os gritos de minha mãe ao fundo, devo ter corrido 200, 300 metros, gritando “o Sol tá embaixo!” e eu estava determinado a “vou pegar o Sol! Eu vou pegar o Sol!”. Quando me contiveram, e me debatia desesperado, faltava só um pouquinho! pra chegar, faltava só um pouquinho.
E agora, de repente, o mundo era redondo. E eu nunca mais ia alcançar o Sol.

90% do corpo é água
Aula de Ciências. Não lembro o nome da Tia, mas era nariguda. A gente ficou se apertando para ver se saía água, mas não saía. Acho que o Adriano já tinha percebido que não saía, mas continuou apertando o Haroldo só de sacanagem, coitado, era sempre o Haroldo que levava geral. Eeee....eeeeeeeeEEEEE!

A gente nasceu porque papai e mamãe fizeram sexo
Foi o Tio Sandrine. A aula tinha acabado, mas sobrou tempo. A molecada fazendo a maior zona, ele resolveu explicar de onde viemos. Desenhando na lousa e tudo. Deu certo, a classe ficou em silêncio absoluto. Um misto de estarrecimento, choque, nojo.
“Mas tem que fazer mesmo? Se não fizer não nasce?”, eu perguntava no caminho de casa para minha mãe, que penou para desconversar.

15 comentários:

  1. Eu nunca me esqueci do (x + y)2 (o quadrado do primeiro, mas duas vezes o primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo), mas até hoje não sei para quê que serve! Aliás, será que falei certo?

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca me esqueci do (x + y)2 (o quadrado do primeiro, mas duas vezes o primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo), mas até hoje não sei para quê que serve! Aliás, será que falei certo?

    ResponderExcluir
  3. Demais, Doug, um dos melhores que li aqui. Tentei lembrar das coisas que nunca esqueci: que a península hibérica é composta por Portugal e Espanha e que Nicolau Copérnico é pai da teoria do heliocentrismo. A primeira porque estava conversando na aula, o professor parou a explicação e me perguntou. A sala em silêncio. Eu não sabia. Ele tinha acabado de falar. A segunda porque estávamos em uma gincana e se eu tivesse acertado essa teríamos levado. Nostalgia.

    ResponderExcluir
  4. na faculdade eu aprendi a tomar cerveja! demorei, né? =P
    adorei o post..
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Douglatz!
    Muito boas lições essas suas.
    Ainda atravesso a rua em diagonal, tem problema? Aprendi na escola que assim chega mais rápido. =)

    bjao

    ResponderExcluir
  6. hahahahahaha... Adorei o texto! A d"o mundo é redondo" me lembrou de uma vez q eu e minha melhor amiga corremos atrás de um arco-íris achando q íamos encontrar um pote de ouro. A gt não correu nem 500 metros. Já estávamos meio crescidinhas pra acreditar em fantasias. Voltei pra casa triste.

    Eu não lembro de quase nada q eu aprendi na escola. Tirava só nota alta, mesmo qdo ia mal na prova. Tive um prof. q me achava tão boa aluna q me dava até um ponto a mais do q eu merecia. Mas isso foi só no fundamental, neh... hehehe

    ResponderExcluir
  7. Demais, Doug, um dos melhores que li aqui (2).


    =D

    Gostei pra valer.

    ResponderExcluir
  8. Eeee! Brigado, gente. Vivendo e aprendendo :P

    ResponderExcluir
  9. a gente passa o dia lendo posts por aqui mas nada se compara com o que acabo de ler aqui.
    na escola aprendi que cravo (o da pele da gente) era um aracnídeo. nem acreditei nisso, mas a coisa me traumatizou um bocado.

    ResponderExcluir
  10. não sei o que é zarabatana.
    e eu queria q meus filhos fossem educados em casa, mas sei la, nao queria q fossem esquizitoes.

    ResponderExcluir
  11. Não nasce? Deve haver outro jeito, meu pai jamais faria isso com minha mãe!

    ResponderExcluir
  12. Eu escrevi sobre isso no meu blog. Minha vida escolar foi um pouco atrapalhada e arrastada. E quanto ao Tio Sandrine, você ainda teve sorte: aprendi mesmo foi na rua.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Ou sofria bullying uns trinta anos antes do bullying estar na moda.

    ResponderExcluir
  14. Pow cara , muito maneiro o seu texto. Tava aki tentando me lembrar do que eu aprendi e não esqueci mais. Pow dificil hein, a tabuada eu num sei msm, achuh que nunka aprendi. Eu não via o menor sentido em ficar decorando aqueles números e falando "vezes" toda hora: que saco rsrs.

    Mas me lembrei de coisas boas, das minhas amigas , das voltas que a gente dava pela escola na hora do recreio. A gente ficava girando, fazendo circulos e contando confidências, se o recreio durasse um dia inteiro, achuh que iriamos contornar a escola e nem iamos nos dar conta de tantas voltas. Tempo bom, amizade boa.

    ResponderExcluir