quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O desenho da maçã não é uma maçã













Aquela distinção entre filmes para esquecer-se da vida e filmes para refletir, em minha opinião, é muito antipática.

Os primeiros são os chamados de filmes bobos, hollywoodianos, previsíveis, cheios de atores bonitões, um clímax angustiante e, de preferência, um final feliz. Os últimos são os Cult, com mais profundidade do que orçamento, preocupação com a arte fílmica, com cores, fotografia, finais nem sempre felizes ou até final nenhum.

Eu, que fui extremamente afetada pelo filme Irreversível, do francês Gaspar Noé, mas que também sou fã de filmes adolescentes no maior estilo Hannah Montana (é sério!), fico sempre achando que, no meio desses rótulos todos, o que mais importa para mim, como espectadora, é a história.

Tenho uma visão bem infantil nesse aspecto, acredito. Digo bem infantil porque essa visão começou quando eu tinha uns cinco anos e não mudou muito de lá para cá. Você pode considerar meio psicótico, mas, para mim, os personagens existem mesmo. Não é faz-de-conta: eles existem!

A vida deles não é como a nossa vida, que começa na maternidade e termina no cemitério, digamos. A vida deles começa e se encerra na história. Se a história tem uma continuação em que mudou o ator principal, se a história tem elementos completamente inverossímeis, se o roteiro tem buracos, se o produtor alterou a versão do roteirista e o filme terminou do jeito X em vez do jeito Y: não importa, a vida dos personagens é assim.

Para usar um exemplo bem extremo: em Sex and the City 2, tem aquela cena (spoiler, cuidado!) em que as muçulmanas tiram as burcas e mostram suas roupas de marca que estão por baixo. Pode parecer ridícula para muita gente. Eu mesma achei desnecessário. Mas, naquele mundo mesmo, esse detalhe não interfere em nada. Porque o mundo em que a Carrie, a Miranda, a Charlotte e a Samantha vivem é assim: mil coincidências acontecem, elas vivem aventuras incríveis, elas saltam com facilidade de um táxi para um camelo e tudo bem! Como um desenho de uma maçã não é uma maçã, uma história de cinema não é nossa vida. É a vida dos personagens.


Claro que vendo a vida dos personagens, podemos refletir, podemos rir, podemos inclusive fazer análises sócio-político-econômicas, mas é aí que volto para o primeiro parágrafo. Acho antipática essa divisão entre filmes para refletir e filmes para esquecer a vida simplesmente porque eu posso muito bem refletir por dias depois de ver um filme como O Amor é Cego, assim como posso voltar a pensar nos meus problemas bancários depois de ter visto um filme todo cult que, simplesmente, não me afetou.


Já aconteceu de eu não refletir nada numa aula de sociologia, psicologia da comunicação, e refletir muito depois de ver uma moça andando descalça pelas ruas de Mariana (cidade mineira em que atualmente moro). Simplesmente não é o filme que vai me mandar refletir ou não sobre algo: depende do meu estado de espírito, depende se aquela questão abordada me toca, depende como estou no dia. E tem gente que costuma refletir sobre tudo, e tem aqueles que não refletem sobre nada, que dormem em filmes cult pretensamente cheios de sentido.

A propósito: adorei Sex and The City 2 e sou uma grande fã da série. E como é chato ouvir de várias pessoas que as moças são fúteis, que são reflexo dessa nossa sociedade-ocidental-individualista-consumista e que, portanto, o filme é um lixo. Espera, espera! Concordo que elas são fúteis, consumistas e tal (elas não são só isso, tá! Mas ok, concordo e vou calar meu lado fã). Mas desde quando filme tem que retratar as pessoas como elas devem ser?


Os personagens são o que são: não têm a tarefa de ser modelos de comportamento. Se eu rio com a futilidade das moças de Sex and The City, não significa que eu faça apologia dessa futilidade. E muito menos que eu ache que o mundo real deva ser assim. Mais uma vez, esse é o mundo delas.


Se vamos fazer análises sobre o nosso mundo a partir do filme, ótimo; se vamos usar as atitudes das moças para exemplificar nossas idéias, legal, mas não precisamos exigir que o mundo delas seja de outro jeito. Deixemos o mundo dos personagens em paz! Aliás, é muito divertido ler e ver coisas com personagens “erradinhos”.


Tábata Romero Garcia

twitter: @tabataaa

email: tabataaa@gmail.com

4 comentários:

  1. Seja bem vinda Tábata! Confesso que também vejo esses filmes teens as vezes, sem medo e sem vergonha (ok, as vezes um pouco de vergonha vai), até porque acho que antes de assistir um Bergman ou Kurosawa tem que se estar preparado para isso. Talvez seja esta a diferença, refletir tem q partir da sua pessoa, o filme só irá te dar mais elementos para isso, ou não.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tabata!
    Gostei do seu post, e assim como o amigo acima (Sr.F) falou, as vezes assistimos filmes teen sim, e sem a tal da vergonha. Amo Sex and The City, e quando ainda morava no Brasil, assisti todas as temporadas, sou fa de carteirinha das meninas sim. E lendo um artigo aqui (US) sobre as personagens, acho que nos identificamos, em epocas diferentes, com cada uma delas. Sao futeis, sao, mas somos a vezes em alguma etapa de nossas vidas, mas sao mulheres que buscam o amor, buscam a felicidade, sem medo de errar, sem medo de exageros. A materia falou muito sobre a independencia da mulher num quesito mais pratico, nada de ficar desperdicando tempo ou palavras, vamos correr atras da felicidade.
    Beijos de bemmmmmmmmmm longe!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Tátinha.
    Li seu post e como atriz fiquei pensando sobre os personagens.
    Incrível como além de julgarmos as pessoas agora ainda julgamos os personagens. Existem dois tipos de personagens: os realistas e os de fabulação. Ambos possuem características humanas(personagem -persona). Para interpretar um papel uma das primeiras recomendações é exatamente a de NÃO julgar os personagens, deixemos isso ao espectador, logo isso de alguma maneira é legal. Por exemplo: o público odeia o vilão, mas o ator que o interpreta precisa acreditar sinceramente nas suas intenções...e assim por diante.
    Mas o que você está dizendo é bem interessante no sentido que, quem reflete é o espectador e não o filme em si. Possuímos a estranha mania de depositarmos toda a responsabilidade do nosso pensamento no outro. Isso que precisa ser mudado. :)

    ResponderExcluir
  4. É, esse cinema cult chato, achar pelo em ovo. coisa de faculdade isso. blergh

    ResponderExcluir