segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Desenhando com a luz

A fotografia tem um efeito muito forte em mim, não sei o motivo, mas mesmo estática, voto nela como um dos mais impressionantes meios de comunicação e arte.

Uma imagem pode revelar segredos, provar, desprovar, inibir, divulgar ou expressar. Posso ficar horas vendo uma boa foto. Gosto também de sair com amigos pela cidade ou pra fora dela com uma câmera nas mãos, registrando detalhes, paisagens, pessoas... eu briso.

Mas, entre todas as possibilidades da fotografia, nenhuma desperta em mim tantos sentimentos quanto a sua versão de testemunha da passagem humana pela Terra. É um sentimento parecido com o que me toma durante a exibição da retrospectiva anual, uma confusão de emoções... as vezes orgulho, as vezes nojo, revolta…

A fotografia desafia o tempo e nos é cruel ao ser capaz de jogar em nossa cara, com um frio realismo, tudo aquilo que somos capazes: vemos atrocidades quando nos achamos bons demais; vemos superações quando nos subestimamos.

Vou fazer um pequeno apanhado, para exemplificar:

A Primeira Fotografia
Ousadia
A Força
Nagasaki
A Garota de Napalm
O Protesto de um Monge
A Força de 1
Intolerância
Power Flower
E continuamos parados...
Almoço na Contrução do Rockfeller Center



9 comentários:

  1. Fotografia é realmente algo fascinante. Adoro! Passo horas numa exposição encarando uma única foto que me hipnotiza.

    Acho interessante tb. quando não sabemos das circustâncias em que elas foram tiradas e quando cada um que vê, dá a sua visão. As vezes completamente diferente da sua 1a impressão.

    Eu tenho uma Pentax manual de ferro, bem antiga, mas que eu adoro usar nessas vielas da vida.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente estupenda seleção de fotos. Sou apaixonado por fotografia.
    Agradeço

    ResponderExcluir
  3. Tbm me encanta, mas não tenho o menor dom para a coisa.

    ResponderExcluir
  4. OLá, gostei muito do post e do blog, parabéns! Eu participo de um desafio fotográfico e gostaria de convidar a conhecê-lo: www.umolhardiario.blogspot.com Consiste em durante 1 ano fotografar todos os dias e compartilhar. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. essa dos bebedouros realmente é demais. condensa tanta coisa. ja passei a mão mesmo.

    beijo :D

    ResponderExcluir
  6. Me encanta também esse poder que a fotografia tem de parar o tempo e registrá-lo, por mais tola que essa frase possa parecer.

    Mas o que me arrepia mesmo é quando a foto te encontra, e não o contrário. Pra quem já fez curso, tem o olho mais treinado ou se aventura mais nesse ramo, sabe bem do que estou falando.

    E eu custo a acreditar nessa foto do almoço na cosntrução do Rockfeller Center por causa da minha fobia por altura, rs.


    Bjos, gostei do post!

    ResponderExcluir
  7. Amei as fotos!
    Só senti falta da do beijo na times square. Se bem que dizem que ela é montagem... mesmo assim, ela nao perde seu charme..

    ResponderExcluir
  8. Post legendário, pra colocar nos favoritos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Valeu pessoal.

    Bom saber que compartilhamos uma paixão assim.

    A ideia do www.umolhardiario.blogspot.com é genial e os retratos do cotidiano mostram o quanto pode e deve ser percebida por outras perspectivas...

    Eu também custo a acreditar na foto do Rockfeller, eu jamais poderia participar ehehhe

    Grande abraço a todos, quem sabe um dia não saiamos por ai para clicar.

    ResponderExcluir