sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dias melhores pra sempre

Hoje é um dia triste para a maior parte das crianças do país (e para alguns adolescentes mais ainda). As férias estão chegando ao fim. Na segunda-feira voltam as aulas e as brincadeiras vão rolar apenas em minutos cronometrados.

Pra quem já passou da fase escolar, é possível aproveitar essa transição de períodos para avaliar o que rolou até agora em 2010. Parece ½ obsessão de maluco por organização, mas descobri tardiamente que sem disciplina até a diversão pode ser prejudicada pela falta de tempo, dinheiro ou os dois juntos.

Não é preciso recorrer às pesquisas para comprovar que a maioria das promessas de Ano Novo ficou circunscrita à esfera da intenção. Como todos sabem, desejar sem agir é o mesmo que aguardar a Larissa Riquelme bater na porta de casa e se oferecer para guardar seu celular nas peitcholas. Contrariando o profeta, “quem (só) acredita (nem) sempre alcança”.

Se você ainda está divorciado do espelho porque não se matriculou na academia, continua monoglota porque tentou aprender línguas apenas em aulas práticas com seu par e a única viagem turística que fez foi para Diadema, tenho boas e más notícias pra você.

Comecemos pela parte ruim. Se abandonar projetos é algo recorrente e você tá naquela vibe Zeca Pagodinho (“deixa a vida me levar”), pode começar a rezar para os deuses “Sorte” e “Acaso”. Sem a ajudinha deles pouca coisa de legal vai acontecer e as páginas de sua existência serão tão líricas como as letras do Restart. #megatenso

A alternativa é tão simples que parece um tanto pueril: descomplique. Divida as distâncias longas em pequenos trechos e comece a andar hoje mesmo. Se perder míseros 200 gramas por semana vai terminar o ano com quase 5 quilos a menos. Cinco páginas por dia e em dezembro você terá lido os 2 volumes de Guerra e Paz, do Tolstói. Duzentos reais por mês e a passagem para a sonhada viagem à Europa tá garantida no próximo ano. Essa poupança mensal pode ser aplicada num nariz novo ou em outro tipo de recauchutagem e funilaria.

Ainda há 3.696 horas na caixa de 2010. Descole sua porção calipígia da cadeira e espane a poeira dos sonhos engavetados. Lembrando a frase de Benjamin Franklin, “pessoas boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa”. Feliz resto de ano pra você!

8 comentários:

  1. Amei. Como não lembro das promessas do fim de ano, vou fazer novas para o que resta de 2010, e vou correr, para que elas sejam bem cumpridas.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, como sempre...

    A minha desculpa pra tudo nessa vida: "deixa acabar as aulas", uso tanto essa frase que se eu for fazer tudo que eu prometo pra depois das aulas não vai dar tempo nem de trabalhar...

    Foda!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahh...
    Alguém aí quer começar uma dieta comigo?

    ResponderExcluir
  4. E eu achei que arranjar desculpas fosse uma boa virtude... Acho que preciso arrumar uma nova virtude/ocupação!

    ResponderExcluir
  5. é bom esse balanceamento de meio de ano. acho que nos ajuda a manter e/ou retomar as promessas de fim/começo de ano.
    ainda bem que ainda temos 4 meses pela frente para tentar descomplicar.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! A gente fica pensando lá na frente, em como é difícil realizar algo, mas, de grão em grão a galinha enche o papo,né? Com pokim de boa vontade e ação, conseguimos chegar lá...

    ResponderExcluir