terça-feira, 9 de março de 2010

Amor de radiador

Descobri hoje que a cor da pele e o roxo produzem um degradê fascinante nos nós dos meus dedos da mão. Basta que eu esqueça as luvas em casa.

Não, não foi assim que começou a história. Eu as deixei em casa propositalmente. Trata-se do par "oficial" de luvas de lã cinza, de mangas compridas que chegavam até o cotovelo e furos para que os dedos ficassem unidos*. Comprei-as ano passado e resolviam minha obsessão tola por blusas e jaquetas que não alcançavam meus pulsos.

Mas hoje decidi deixá-las em casa, e apenas cogitei levar o par de luvas do camelô**, mais fáceis de manusear.

Fui confiante na minha posição de veterana. Levava o segundo inverno na flauta, em comparação com o primeiro. Há poucos dias me dei conta de que já era março, estava na rua sem gorro e sem luvas e não tiritava.

Ignorei que isso havia sido há poucos dias, quando os graus Celsius estavam por aqui em dúzia, e hoje metade deles havia sido levado pelo vento para longe da Calle Barcelona, onde fui para tirar fotos da intervenção feminista da rua dos imigrantes. O segundo destino só se podia alcançar a pé. E só lá parei para ver as minhas mão. Os dedos, Roxo 5 graus. Contraste com o esmalte Vermelho 40 graus.

Claro que, como veterana, também havia abolido o combinando calça-dupla. Nada como meia hora no ponto de ônibus para que os joelhos comecem a dançar por conta própria.

O corpo agüentou como pôde. Cheguei em casa faminta e só mesmo o radiador para derreter o gelo do lado de fora. Pensei em várias metáforas para explicar o gelo do lado de dentro e criar um post digno desse blog. Mas do lado de dentro a temperatura está confortável, o clima está ameno, a vida vai bem.



*Aprendi no Canadá que o calor do próprio corpo é mais eficaz que o de membros envoltos só em lã, e por isso as luvas que deixam os dedos juntos esquentam mais.
**Aprendi no Canadá que lá elas são inúteis.

10 comentários:

  1. qlq friozinho poços caldense e meu nariz fica roxo, combinando com a orelha e as pontas dos dedos do pé e da mão.
    fico toda colorida.
    sei que é patético, mas acho bonito. hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Lo que yo te diga: que tiene que llegar ya la calor, a ver si saco las camisas de furbo, que se están muriendo de asco en el cajón. ¡50 grados a la sombra ya!

    PS. Los triscos hacemos esfuerzos sobrehumanos (dado que nosotros los triscos somos sobrehumanos) por entender el portugués.

    ResponderExcluir
  3. marcela, você é doida.

    me encantan los triscos =)

    ResponderExcluir
  4. Eu desconfio que sairia de casa enrolada em um edredon, talvez minha alma não seja tão quente.

    PS: Adoro essa cor de esmalte.

    ResponderExcluir
  5. /Frrrrrrrrrrrioooooooooooo?
    brrrrruuuuuuuuuuuuuuuuuuu


    tou fora!

    bem, a passeio, quem sabe.

    ResponderExcluir
  6. Aprendi essas mesmas coisas na Noruega. Triste lição...

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo é mais o frio até descobrir quão frio pode ser o frio =)

    ResponderExcluir
  8. Eu sou mais o frio desde que o frio não seja abaixo dos 8 graus

    ResponderExcluir