quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chuveirada

Algumas das melhores decisões da minha vida foram tomadas no banho. Parece uma coisa muito estranha a se dizer, mas é só com a água caindo sobre a minha cabeça que ela esfria. Não literalmente, porque eu só tomo banho morno. E é no processo de limpeza do corpo que eu clareio a mente. E vejo tudo mais clara+mente.
Muita gente canta, mas no chuveiro eu preciso falar. Converso, tagarelo, falo sozinha até dizer chega. Desabafo, conto meus problemas ao box e à saboneteira e assim espanto os meus fantasmas diários. Imagino soluções, ensaio contar histórias. (Na adolescência eram até tentativas de declaração de amor. Nunca concretizadas).
Eu não sei qual é a mágica do banho, mas sinto que minhas melhores ideias nasceram ali. De inspirações a divagações e, mais recentemente, resoluções para a vida toda. Foi depois de um banho quente e demorado que eu decidi fazer vestibular pra Letras, um dia antes do fim das inscrições. Foi em alguns banhos que tomei que tomei (repetição proposital) a decisão de colocar um ponto final nos relacionamentos e pingos nos iis no que me incomodava. Depois de um banho eu decidi fazer aulas de italiano e estou precisando de mais umas cinco chuveiradas de coragem para conseguir retomar.
Quem dera se na vida tudo se resolvesse com água e espuma.

- Você aceita o emprego?
- Quer casar comigo?
- Podemos começar a plástica?

Só um pouquinho. Vou tomar banho e já te digo.

19 comentários:

  1. E desnecessário dizer que foi no banho que surgiu essa obra límpida! Tati, com todo o respeito, posso usar seu box? Mas aviso que eu canto e as histórias-tentativa (histórias-tentativas?) eu apenas imagino, enquanto desperdiço água do planeta - daqueles 3% que restam!hahaha ;p

    ResponderExcluir
  2. Eu faço isso andando, ás vezes eu faço o caminho do curso ou do trampo a pé ao invés de vir de onibus só pra ficar pensando. Com o mp3 ligado.

    ResponderExcluir
  3. Já voltei a pé uma vez de são caetano pra casa. Deu tempo de pensar até sobre o que seria dos meus netos nesse mundo cruel.

    ResponderExcluir
  4. Ontem eu pensei: Amanhã é aniversário do meu pai e dia da Tati escrever!!
    Meu chuveiro solta uma fumacinha depois de uns cinco minutos, tomo banho assustada. Penso antes de dormir mesmo.
    Ótimooooooo!
    Bju Tatica!

    ResponderExcluir
  5. Eu durmo. Quando quero resolver ou decidir alguma coisa eu durmo, imagino que os anjos sussurram no meu ouvido à noite, assim como sussurram no seu durante o banho.

    ResponderExcluir
  6. risos....

    Adorei !

    e eu processo a vida quando estou no trânsito ! Fico nele cerca de uma hora de manhã, e a mesma coisa no final do dia...

    Muitos textos do meu blog nasceram num bloquinho que fica no porta-luvas !!!

    Adorei mesmo...
    Bons banhos !!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. ah.... acredite se quiser : sou paulistana desde que me conheço por gente, e minha única experiência no "estrangeiro" foram 3 anos em GUARAPUAVA....
    eu era bem pequena, mas me lembro da professora da escolinha, que chamava Tia Même, do moço vendendo leite de cabra nas ruas...
    meu pai tinha uma fábrica de pasta mecânica... e é uma das minha primeiras lembranças do cheiro do EUCALIPTO....

    Terra boa....
    Você é privilegiada....

    Mais um beijo

    ResponderExcluir
  8. no chuveiro eu costumo só tomar banho mesmo, mas gostei do seu método.

    ResponderExcluir
  9. Aleluia... não sou a única que fala sozinha sem parar, travando diálogos, brigas, declarações, faço até brincadeirinhas do tipo cuspir água em alguém imaginário ou ficar falando com a água caindo na cabeça e, pior, rio disso!!!

    Como diria a Juliana "supermeidentifiquei"!!!

    ResponderExcluir
  10. ai, que texto bom
    ai, que texto bom
    ai, que texto bom
    ai, que texto bom
    ai, que texto bom
    ai, que texto bom
    ai, que texto bom
    ai, que texto bom

    do caralhoooooooo.

    ResponderExcluir
  11. eu faço o mesmo, mas nao falo, penso.

    ResponderExcluir
  12. eu tbm sou assim!

    pena que não é ecologicamente legal. hehehehe. mas é muito terapeutico, né?

    ResponderExcluir
  13. eu SEMPRE tenho grandes idéias debaixo do chuveiro! as grandes viradas da minha vida começam com uma ducha.

    massa o texto.

    ResponderExcluir
  14. antes eu fazia isso, mas agora meu chuveiro é ecologicamente correto e fica frio, quando demoramos muito no banho.
    então, não tenho tempo nem pra pensar muito. banho frio, não rola. hahaha.

    beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tatiana.
    Cheguei ao blog nem sei como (rsrs) e adorei!
    Esse seu texto é ótimo e tem tudo a ver comigo! Eu, não só no chuveiro mas em geral no banheiro, tb penso na vida demaaaaiisss! Acho o melhor lugar do mundo para refletir! Rs...
    Escrevi sobre isso no meu blog e coloquei seu texto para complementar, ok? Claro, com os devidos créditos! Depois passa lá...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. adoro seus textos, tati. e super me identifico com o lance do banho. é o "meu" momento de todo dia.

    ResponderExcluir