sábado, 18 de julho de 2009

O ópio do povo (e meu também)

Desde bem pequeno eu sempre gostei muito de bola. E ainda hoje é assim, tanto que quando eu estou sonhando acordado com alguma coisa ele sempre é a minha analogia.
Se gostei de uma menina logo estou imaginando ela na arquibancada e eu fazendo gol e apontando pra ela. Presencio uma injustiça e já me vejo ganhando uma copa e usando a visibilidade daquele momento pra meter o couro e derrubar os ''grandes chefes'' feito aquela música bonita do Beirut. E é assim com tudo, cada pequena alegria vivida é uma pedalada na minha cabeça, ir bem numa prova é acertar uma cobrança de falta, presentear alguém e sentir que esse alguém gostou de verdade do que lhe foi dado é um passe pra gol. Quando tá tudo uma bosta eu me imagino na torcida passando mal porque meu time foi campeão. A bola não gosta muito de mim não, já eu não vivo sem ela.

- Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade ?
- Não explicaria, respondeu.
- Daria uma bola para que jogasse.

(Pergunta feita por um jornalista à teóloga alemã Dorothee Solle)

18 comentários:

  1. Ah, que bom ser a primeira a comentar esse texto.
    Adorei a menção ao Beirut.
    Meu irmão, quando pequeno, esperava meu pai voltar do trabalho pra brincar com ele. Aí ele dizia: pai, vamos jogar baua? E meu pai, sempre cansado, nunca ia. Aí meu irmão diz até hoje q podia ser um craque do futebol, só q não foi incentivado.
    Nem sei pq lembrei disso agora. Rs
    BEijo, Du! Vc tb não é qq um não! =)

    ResponderExcluir
  2. ah, q saco.
    eu ia ser a primeira!

    achei engraçado a parte da arquibancada. tao moleque.
    fiquei pensando e nao tenho nada equivalente. =(

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci com duas pernas esquerdas, e já dei muito vexame até para devolvê-la. Felicidade para mim passa longe do gol, mas acho bonito o movimento de drible, os passes, o entusiasmo da platéia que se ergue. Tudo fazendo o maior sentido. E admiro os apaixonados, esse amor zeloso. Não gosto do fanatismo. Mas gosto do amor que une, a alegria das comemorações. Então vou gostando do futebol que faz as pessoas encontrarem-se.

    ResponderExcluir
  4. Santinon......(menino)....

    gol de cabeça hein!!!
    o texto ficou bacanudo.

    e como todo palmeirense fanzão do timão verde....na arquibancada vendo o time jogar e fazer um gol faltando 10 minutos para acabar o 2º tempo deve sair de você:chupaaaaaa!!!!!!

    queria saber pq diacho falam isso toda vez q o time marca um gol. Meu irmão é campeão em dizer isso...o discarado é palmeirense e todo jogo é chupa...vai tomar no sei onde...e vai pra não mais onde...euein!! vcs são tudo doido.

    ainda bem que as são paulinas são delicadas...da gente não sai isso não!
    rs

    ResponderExcluir
  5. Ela também não gosta de mim. Quando pequeno, fui fazer peneira no São Bernardo e o técnico aconselhou o meu pai a me incentivar nos estudos, o futebol não era o meu forte.

    ResponderExcluir
  6. eu já fiz até promessa pro verdão ser campeão um dia. e ele foi! e eu cumpri.
    tá, isso já faz um tempão... hoje em dia no máximo vejo os gols de domingo no fantástico, pq. o tunico gosta. e olha, ele é corinthiano, quem diria!

    adorei.

    ResponderExcluir
  7. eu acho muito legal futebol, mesmo sem saber jogar e sem gostar de ver jogo. quando criança, passava muitos dias das férias lá no curintia, pois sou sócio do clube. mas o que me encantava lá eram as piscinas, só. depois de adulto passei a prestar serviços ao curintia, estou sempre por lá e trabalho com eles nas pré-temporadas (paulistão), ganho camisas e tal, mas nunca me encanto com esse negócio de fã. meu irmão morre de inveja (e obviamente, as camisas vão pra ele...) agora quero muito ir a um jogo, tipo um clássico, vamos?

    ResponderExcluir
  8. nao gosto de beirut, mas gostei de todo o resto. vc é engraçado, macho santinon. rs

    ResponderExcluir
  9. engraçado, eu me identifiquei com a garota na arquibancada, uHAuHAhuAhuAUhuA

    http://bjsnaomeliga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Pois é, o futebol nos constitui enquanto sujeitos? Tive lá minhas dúvidas durante muito tempo. Mas agora, endo meu filho, torcendo peo internacional, curtindo jogar... me vejo aos 36 redescobrindo uma paixão que eu julgava não existir em mim.
    E viva ao fuebol.

    ResponderExcluir
  11. Amei o texto!! E ahn, eu adoro o tal do futebol!!
    Aqui em casa, comigo e mais duas irmãs, depois do centenário do Galo quando fomos as três à sede do clube 23:45 de uma segunda-feira ver os foguetes e cantar o hino, a gente brinca que papai pensava que tinha três meninas, mas tem mesmo são três homenzinhos.
    É uma alegria só ir ao Mineirão ver o Galo jogar, rir do Cruzeiro quando perde (porque todo mundo sabe - inclusive eu - que o Galo é lindo mas não é lá de ganhar muita coisa) ou sentar com a família e os amigos na frente da tv pra companhar uma partida!

    ResponderExcluir
  12. gostei muito,muito, muitooooo explico:

    (na Copa de 70),eu tinha 15 anos,(e claro,não era como hoje,futebol era "coisa de homem",(que horror),mas mesmo com toda a bronca a gente jogava muito e escondido.(as broncas nem doíam,depois de uns gols)
    Tempinho depois,veio todo aquele questionamento "sociológico" ,antropológico e os cambal (isso,já na Faculdade)eu tb pensava muito sobre "ó ópio", o povo...mas uma bola é uma bola, é uma bola,é uma...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Que lindo texto. Odeio futebol, mas tive a sensação de vitória de uma copa do mundo.

    ResponderExcluir
  16. Amei o texto. Uma mistura de leveza, humor e seriedade.
    Eu sou das mulheres que ATÉ gostam de futebol. Não sei a escalação do XV de Piracicaba mas dou pitaco em tudo, xingo o juiz e sei distinguir um impedimento!
    ;)

    ResponderExcluir
  17. Vou confessar: eu jogava futebol de salão na adolescência, mas devido a preguiça que me segue desde sempre, eu fui estudar que ganhava mais e corria menos, beeem menos!!

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de bola, o Du sabe bem disso. Torcedor do verdão, mas não o fanático babaca, pois não quero que meus rivais morram, quero que vivam pra sempre e sempre sejam os antagonistas nas vitórias dos meus heróis de verde. Já sonhei e ainda sonho com o Palmeiras fazendo gol, principalmente em véspera de jogo decisivo. Já tirei foto com meu maior ídolo, o Evair. Foi foda e o cara é dez. Isso tudo só pra dizer que gosto muito de bola... e queria ser jogador de futebol, do Palmeiras!!!!

    ResponderExcluir