terça-feira, 14 de julho de 2009

Decifra-me


- Ontem eu terminei de ler um daqueles livros que quando chega ao fim deixa um buraco no peito, sabe? Estava pensando... Eu tenho um caso de amor estranho com a Literatura.
- Como assim?
- Por exemplo, eu julgo conhecer as pessoas pelos seus livros favoritos. Certa vez li diversos títulos da geração beat porque estava a fim de um cara. Ele era um aventureiro, meio hippie, participava de movimentos estudantis e andava com os cabelos negros em desalinho, pegando carona por todos os cantos do País. Idolatrava Kerouac. Em suma, era lindo e inteligentíssimo, combinação rara, doutor.
- E você acha que o conheceu mais profundamente pelos livros?
- Claro! É impressionante como as pessoas tendem a cultuar aquilo que elas se reconhecem ou que reflita o que elas querem ser. Outra vez li Tao Te Ching, depois de ganhar de um ex um livro de meditação que citava essa obra. Era começo de namoro, sabe como é. Fiquei intrigada com o presente, tentando descobrir alguma mensagem secreta nas entrelinhas.
- E você descobriu algo?
- Não, só que ele era um pouco espiritualista demais e que estava tentando me moldar ao seu gosto. Não durou nem três meses a relação.
- Me fale mais disso. Teve outros casos parecidos?
- Ô se teve! Escuta essa: uma vez um amigo que eu não via há anos me achou em uma dessas páginas na Internet e me convidou para sair. Fomos jantar juntos e eu percebi que ele estava com muito lenga-lenga pro meu lado... Veio com um papo de que gostava de piano e que estava escrevendo um livro, tudo muito forçado, sabe? Me controlei para não rir na hora. O cara não sabia nem fazer a concordância verbal direito e me dizia que era um escritor? Fiquei imaginando as pérolas que devia sair. “As criança foram...”. Juro, ele falava assim! Sem citar as mensagens que ele me mandava pelo celular. “Lindinha saudadez de você !”, com “z” e espaço entre a pontuação, acredita?! Não ria, doutor, é verdade.
- Ah, teve outro caso bizarro também. Já fazia umas três semanas que eu estava saindo com o André, não estava apaixonada nem nada, mas ele já estava insistindo para namorarmos. Até que um dia o assunto enveredou para Literatura e ele teve a pachorra de me contar que odiava ler. Sim, ele usou a palavra “odiar”. Ainda teve o disparate de dizer que tinha uma coleção de clássicos herdada do avô e que já tinha queimado diversas obras. Eu quase tive um surto psicótico quando ouvi isso e fiz ele me dar os livros que haviam sobrevivido a sua fogueira particular. Não preciso nem dizer que nunca mais saí com ele, né. O que foi, doutor? Por que está me olhando com essa cara?
- Estava imaginando qual é o seu livro preferido. Não vai me dizer?
- Ah, não! Você já quer concluir a terapia? Ainda estamos na terceira sessão para você querer me conhecer assim.

11 comentários:

  1. que diálogo delicioso. e meu, já fiz isso ou quase isso que a paciente (ou O paciente, não sei...) fez e concordo. não só os livros, mas filmes, discos e até comida diz muito sobre as pessoas. o final é ótimo também e agora to pensando o que achariam de mim pelos meus gostos...

    ResponderExcluir
  2. muito, muito, muito delicioso,(como dito acima,(respeitando as diferenças, postei no meu blog, há um tempinho uma situação semelhante).
    Parabéns.

    em tempo:a dizer pelo que conheço do seu blog "lucas guedes" e, se me permite,é um garoto com um trabalho incrível,de uma vivacidade contagiante.(é o que me passa quando "te leio"

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkk
    Muito bom!!!!!!!!

    - O que vc tá lendo?
    - A biografia de Michael...
    - Você é pedófilo?

    ahauahauha

    ResponderExcluir
  4. Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Marquez; Dom Casmurro, Machado de Assis; Tutaméia, Guimarães Rosa; A legião estrangeira, Clarice Lispector; Ficções, Jorge Luís Borges; Bestiário, Júlio Cortázar; A metamorfose, Franz Kafka; O estrangeiro, Albert Camus; História Extraordinárias, Edgar Allan Poe, A morte de Ivan Ilitch, Tolstoi; História do cerco de Lisboa, José Saramago; Contos reunidos, Rubem Fonseca. Qualquer coisa de Willian Shakespeare, Nelson Rodrigues, livros sobre mitologia, alguma coisa de ficção científica/fantástica e policial. Conversas com Hitchcock e livros sobre cinema e arte em geral.


    DECIFRA-ME

    ResponderExcluir
  5. Ia fazer lista de poesia, começaria com Drummond, passaria por Adélia Prado, Orides Fontela e terminaria em João Cabral. Mas aí teria os songbooks do Caetano, do Chico, do Gil, do Caymmi, coisas da Calcanhotto, do Antunes. Tem jeito?

    DECIFRA-ME 2

    ResponderExcluir
  6. hahahahaha

    achei que só eu tinha implicância com gente que quer publicar coisas sem nem saber escrever direito. rs

    sabe o que me irrita muito? gente que não aprende que M vem antes de P e B. poxa...é a regra gramatical mais simples já inventada. não tem como esquecer, e tem nego que erra. foda.

    ResponderExcluir
  7. e pensar que nada sentiu ao conhecer cleo e daniel? relatos compartilhados, interferidos em ocasiões impróprias até. bem bom, mi.

    ResponderExcluir
  8. Que história gostosa de ler, inteligente, divertida!
    Concordo. Além dessa, tenho várias outras teorias envolvendo a literatura.

    Você é o que você lê, nénão?

    Bjo, adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  9. quando a gente morre mil vezes vendo uma cena deliciosamente linda, olha ao lado e ele: ã?
    .
    eu também.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom.Um texto leve e descontraído, e que nos leva a refletir sobre o conteúdo.Sabe-se mesmo se a gente vai ter afinidade só de conhecer o que o outro já leu, ou lê.Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei pensando...estou lendo "As intermitências da morte" do Saramago. O que pensaria alguém que estivesse tentando me decifrar?

    ResponderExcluir